Um grande passo para o avanço das pesquisas em nanotecnologia foi dado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A instituição foi contemplada, no mês de agosto, através do Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec), da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o aporte financeiro de R$ 180 mil, que já será usado para a compra do Difratômetro de Raio X (DRX) e apoio ao Laboratório de Nanotecnologia da Uneb.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA) da universidade, Fabiano Vargas, autor do projeto aprovado pelo Inovatec, a aquisição do aparelho se propõe a potencializar as pesquisas na área de Nanociência no estado.

O projeto foi elaborado em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e Polímeros do PGQA. Além da nanotecnologia, o grupo que pesquisa catálise também será beneficiado, pois as pesquisas desenvolvidas na universidade para o desenvolvimento de hidrogênio necessitam do uso do DRX.

O Inovatec promove o desenvolvimento da economia baiana por meio de investimentos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O programa, que contará com investimento de R$60 milhões até 2010, aprovou três projetos durante a quarta reunião do seu conselho deliberativo, que aconteceu no dia 14 de agosto e foi presidida pelo secretário estadual da Secti, Ildes Ferreira.

Mais informações no site www.uneb.br.