As comunidades de Pimenteira, situada no município de Poções, Barro Vermelho e Lagoa do Mandu (Baixa Grande), Pica-pau (Tanhaçu) e Baraúna, em Andorinha, serão beneficiadas com a implantação de 223 cisternas individuais. Já as comunidades de Barrigudas da Brasília, no município de Umburanas, Jararaca-Dourado, em Bom Jesus da Serra, e Riacho do Cedro (São Domingos), ganharão sistemas convencionais de abastecimento de água, que beneficiarão 132 famílias.

As obras, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Produzir, totalizam um investimento no valor de R$ 527,12 mil.

A Sedir autorizou também a liberação de recursos da ordem de R$ 43,8 mil para a reforma do mercado municipal de Ibitiara, R$ 6,4 mil para a implantação de uma ponte de concreto na localidade de Vila Juazeiro, no município de Ibirapuã, e R$ 10,8 mil que vão permitir a mecanização agrícola, com garagem, em Ponto Novo, beneficiando 150 famílias.

Além disso, aproximadamente R$ 144 mil serão destinados à construção de 265 sanitários residenciais nas comunidades de Tomba, em Paratinga, Ibitupa (Ibicuí), Gameleira (Jaguarari), Sombra/Tabua (Várzea Nova) e Maria Preta, em Banzaê.

Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, o Programa Produzir financia projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção. Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.

Executado no estado desde 1996, suas ações integram uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais da região Nordeste do país.