As diretrizes de qualificação do gasto público, apregoadas pelo programa Compromisso Bahia, foram apresentadas, nesta terça-feira (9), a servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente.

O encontro foi conduzido por técnicos do Escritório da Qualidade do Gasto Público (EQGP), organismo criado pela Secretaria da Administração (Saeb) para acompanhar ações que visem qualificar e monitorar os gastos da máquina administrativa estadual. A reunião marcou a adesão do IMA às linhas de ação do Compromisso Bahia.

Servidores e gestores do órgão estiveram atentos à proposta do programa, destacando que a atuação da unidade no programa terá como vertente principal medidas de racionalização ligadas à questão ambiental. “Evoluir nas práticas de gerenciamento do gasto, nesse caso, significa também investir na conscientização em relação ao consumo racional de água e energia, por exemplo, e discussões ambientais atuais de destacada importância”, explica a diretora administrativa financeira do instituto, Daniela Fernandes.

O IMA, segundo ela, já desenvolve atividades nessas áreas, que serão ampliadas e sistematizadas com a chegada do Compromisso Bahia”. Durante o encontro, a coordenadora do Compromisso Bahia, Conceição Lopes de Sá, explicou que o programa vem para profissionalizar e qualificar o gerenciamento dos gastos públicos, reduzindo o desperdício e ampliando o leque de investimentos do estado. “A meta inicial é economizar meio bilhão de reais até 2010 e já contabilizamos uma retenção da ordem dos R$ 149,5 milhões, obtidos por meio de cortes de desperdício na administração pública estadual”, informou.

Outra vertente Compromisso Bahia é investir na sensibilização de servidores públicos, por intermédio do projeto Atitude Positiva, que funciona como uma grande ferramenta de mobilização, tanto do corpo gerencial quanto do funcionalismo da administração direta e indireta.

Utilizando capacitações sistemáticas, o Atitude Positiva busca despertar no corpo funcional, o engajamento para a economia recursos públicos. Os cursos são voltados a boas práticas nas áreas de custeio, controle e gestão de impressão, folha de pessoal e licitações.

No site do programa Compromisso Bahia (ww.saeb.ba.gov.br/compromisso) estão disponíveis informações sobre cursos e eventos, além do texto dos guias de boas práticas. Também está disponível pelo link “Fale Conosco”, um canal aberto a sugestões de servidores.