Mais de 400 empresários baianos vão conhecer, nessa sexta-feira (19), detalhes do processo de compras públicas realizadas pela administração estadual. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), o Encontro com Fornecedores do Governo do Estado da Bahia vai municiar o empresariado de informações referentes a processos licitatórios, contribuindo para a promoção de compras públicas mais ágeis, transparentes e concorridas. O evento acontece no Hotel Pestana (Rio Vermelho), das 8h às 18h.

O secretário da Administração, Manoel Vitório, fará a abertura do encontro com a exposição Poder de Compras do Estado. Vitório destaca que as compras públicas movimentam um montante de R$ 120 bilhões anuais, considerando as compras realizadas em âmbito municipal, estadual e federal. “Esta é uma oportunidade para o empresariado local conhecer melhor os mecanismos de compras governamentais, ampliando e qualificando sua participação nesse processo”, explica o secretário.

No turno da manhã estão programadas, ainda, palestras de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Banco do Brasil, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os temas a serem abordados estão licitações e noções de contratos; atrativos para fornecedores do Estado e linhas de crédito; proteção e recuperação de cadastro positivo; e oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas.

À tarde, os participantes poderão assistir a painéis expositivos, cujas temáticas estão distribuídas da seguinte forma: Pregão Presencial e Eletrônico; Qualificação de Fornecedores; Compras e Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas: A decisão de Vender para o Estado, Apoio à Concessão e Recuperação de Crédito e Linhas de Crédito. No momento da inscrição, os empresários poderão optar por uma ou mais oficinas.

Durante o encontro, a Coordenação Central de Licitações da Saeb também disponibilizará o guia Como Vender para o Governo da Bahia, um manual prático que mostra o passo-a-passo adotado pelos fornecedores nas negociações com o Estado. A publicação esclarece dúvidas gerais sobre o processo de licitação, cita a legislação básica sobre o assunto e lista a documentação necessária para participar dos processos, além de mostrar os termos mais comuns nesse tipo de seleção.

Devido à demanda intensa por inscrições, a Saeb já planeja a realização de uma nova edição do Encontro com Fornecedores do Governo do Estado da Bahia para o primeiro semestre de 2009. Mais informações no site www.comprasnet.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 3115-1781 e 3115-3373.