Única unidade de saúde do sudoeste baiano equipada com UTI neonatal, o hospital materno-infantil Esaú Mattos, em Vitória da Conquista, a 510 quilômetros de Salvador, ganhou, nesta quarta (17), mais 12 leitos – quatro, na unidade de terapia intensiva, e oito, na semi-intensiva.

O hospital, agora com 100 leitos, tem capacidade para 40 atendimentos diários e recebe pacientes de aproximadamente 30 municípios da região e do sul de Minas Gerais.

Juntos, prefeitura, Governo do Estado e governo federal investiram quase R$ 1,4 milhão na ampliação do serviço, que salvou a vida do pequeno Guilherme, nascido prematuro há um mês, com apenas 6 meses de gestação.

“Meu filho tá se recuperando bem porque o tratamento aqui é excelente e, em breve, deverá ter alta”, comentou aliviada a estudante Emília Lima, de 18 anos.

O cabeleireiro Gilmar Amaral foi ainda mais enfático: “ Se não fosse esse hospital, talvez eu tivesse perdido minha mulher e minha filha porque a gestação e o parto foram de alto risco”, testemunhou o pai de Sara, com um mês de vida.

Na cidade para a inauguração de uma série de obras e serviços, o governador Jaques Wagner visitou o hospital Esaú Mattos, acompanhado de diversos secretários, onde conheceu o projeto Mãe Canguru e conversou com mães e médicos.

Ainda na área de saúde, entregou uma ambulância de UTI Móvel, que ficará sediada no Hospital de Base de Conquista. Logo após, seguiu em comitiva para inaugurar a duplicação dos 700 metros da avenida Juracy Magalhães, um importante corredor de tráfego da cidade, e o Parque das Bateias.

O primeiro parque ambiental de Conquista tem 3 mil metros quadrados por onde estão dispostos equipamentos públicos como ciclovia, parque infantil e quadra numa área margeada pela lagoa das Bateias, agora limpa e devidamente preservada, e entremeada por árvores de diversas espécies.

Direitos humanos

Também foram inaugurados, em Conquista, dois núcleos da Secretaria de Justiça e Cidadania – o de Direitos Humanos (NUDH) e a Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), instalados num prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no centro da cidade.

O primeiro é voltado para o acolhimento e investigação de denúncias sobre violação de direitos, como episódios de violência contra idosos, trabalho escravo e trabalho infantil.

Já o Ceapa funcionará para dar condições ao Poder Judiciário de fazer a execução desse tipo de punição para autores de crimes de pequeno médio potencial ofensivo. O núcleo será responsável pelo atendimento de 23 municípios.