Crianças no banco traseiro, com cinto de segurança individual. Esta é uma das orientações que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) traz como medida preventiva de acidentes no transporte em veículos de menores de 10 anos de idade. A segurança das crianças é o tema que está sendo tratado durante a Semana Nacional de Trânsito, iniciada nesta quinta-feira (18), pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). O evento acontece até a próxima quinta-feira (25), com uma extensa programação.

Aberta pelo secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, a Semana se propõe a debater formas de minimizar os acidentes que vitimam crianças nas vias urbanas de todo o país. Os últimos dados estatísticos fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), revelam que 21 mil crianças de até 12 anos de idade foram vítimas de acidentes no trânsito no Brasil em 2006. Dessas 818 morreram.

Durante a abertura do evento, o secretário Manoel Vitório destacou a importância de se trabalhar exaustivamente a educação no trânsito, priorizando a segurança dos menores de idade. “O poder público deve se mostrar atuante diante desta grave ameaça à vida de nossas crianças”, disse, destacando o valor do evento para a conscientização da população sobre a necessidade de educar para o trânsito. “Vamos trabalhar arduamente para reduzir o número de acidentes de crianças nas nossas vias públicas”, completou.

Para o diretor do Detran, Carlos Brandão, o evento vem reforçar as ações desenvolvidas pelo órgão para as questões relacionadas com a educação para o trânsito. “Como o foco da nossa campanha é a criança, estamos empenhados em mostrar para os pais que eles devem ensinar seus filhos a lidar com essas questões desde cedo”, afirmou.

Palestra

A temática da Semana Nacional do Trânsito foi abordada tecnicamente pelo sociólogo e especialista em segurança do trânsito, Eduardo Bivati, que ministrou a palestra A criança e a rua: idéia para uma infância segura. Para Bivati, os ensinamentos preventivos devem acontecer desde cedo. “Temos que repensar o modo como ensinamos o trânsito a essas crianças. A teoria pode não valer de nada quando eles se tornarem adolescentes. Temos que fazer com que elas sejam educadas e saibam como agir quando se depararem com situações conflituosas”, afirmou.

A Semana Nacional de Trânsito terá palestras técnicas sobre o tema, durante toda a semana. Nesta sexta-feira (19) acontece o IV Fórum Pedagógico de Educação para o Trânsito, direcionado a professores de escolas públicas. No sábado (20) acontece o Desfile pela Paz no Trânsito, do Cristo ao Farol da Barra. As palestras serão retomadas na segunda-feira (22) até a quinta-feira (25), quando o evento será encerrado.

A festa também foi animada pelos personagens que vão participar da Semana, o Sinalzito e seus amiguinhos, que vão fazer a alegria da criançada. O secretário também visitou toda a estrutura montada pelo órgão para atender as cerca de 600 crianças que já estão se divertindo no local. A Unidade Móvel, o Centro Educativo e apresentações de Tio Paulinho pretendem fazer a festa de quem visita o local, aliando educação à diversão.