Representantes das quatro universidades estaduais baianas e da comunidade acadêmica participam até esta terça-feira (23), no Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Seminário do 7º Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (UE). O evento tem como foco a orientação para obtenção de linhas de crédito da UE para projetos nas áreas de pesquisa, educação e inovação, cujos recursos são de 52 bilhões de euros.

Para o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, o seminário é uma boa ferramenta para a participação da universidade em grandes projetos. Segundo ele, a instituição alcançou bons resultados nos últimos 18 meses, como a liderança no ranking nordestino das universidades estaduais e a inclusão entre as 50 melhores do país num levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Valentim destacou também os avanços nas áreas de pesquisa, pós-graduação e extensão, assim como a captação de recursos de emendas parlamentares para o desenvolvimento da atividade acadêmica. “O Governo do Estado está viabilizando ainda a modernização da infra-estrutura da Uneb, com a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios, entre outras ações”, afirmou.

O principal palestrante do seminário, Angel Landabaso, que é chefe do Setor de Ciência e Tecnologia, da delegação da Comissão Européia no Brasil, participa do evento para orientar os representantes das universidades estaduais e estabelecer um canal direto entre a União Européia e a Bahia.

Para Landabaso, uma das chaves para angariar recursos do programa é compartilhar das mesmas idéias e os mesmos modelos adotados na Europa para cumprir os desafios das próximas décadas. O representante da Comunidade Européia listou entre os principais compromissos a construção de projetos voltados para as áreas de saúde, telecomunicações, educação, nanotecnologia e energia.

Além das metas estabelecidas, ele lembrou que as metas para a construção de um mundo melhor neste século também passam pelo desenvolvimento sustentável. “Temos que saber como utilizar os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente”, disse.

Formatação

Paulo Egler, que coordena um dos escritórios internacionais da Comissão Européia, explicou que durante o seminário realizado em Salvador serão expostas algumas orientações básicas para a construção dos projetos de captação de recursos para a atividade de pesquisa. “Temos que saber formatar as idéias para podermos incluí-las nos processos seletivos. São orientações que vão desde a escolha do idioma até a entrega dos projetos”, destacou.

A representante da Comissão Européia na Bahia, Leonor Collor, observou que a sétima edição do projeto da UE já tem um incremento financeiro de 41% em relação à etapa anterior. Ela disse que a última edição contou com a participação de 255 projetos brasileiros, dos quais 21 foram contemplados. “Na Bahia, houve apenas uma inscrição, mas agora, com a realização deste evento da Uneb e a maior divulgação, acreditamos que haverá mais trabalhos inscritos”, declarou.