Produtores e artistas têm uma excelente oportunidade de mostrar seus trabalhos e buscar uma oportunidade de se apresentar no Ano da França no Brasil. Nesta quarta-feira (24), às 16h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, o projeto Conversas Plugadas recebe o produtor cultural francês Jean Blaise.

Ele vai conversar com o público relatando sua larga experiência profissional, além de interagir com os artistas locais das diversas linguagens artísticas, prospectando projetos para o Ano da França no Brasil/ 2009.

A entrada é franca e a participação deve ser confirmada junto ao Núcleo de Produção pelos telefones (71) 3117-4881/4882, das 9 às 12h e das 14 às 18h. As senhas estarão garantidas até 30 minutos antes do início do evento, sendo liberadas, em seguida, para o livre acesso do público.

Jean Blaise é um dos produtores culturais mais conhecidos da França e responsável pela concepção de uma série de festivais e eventos culturais inovadores e de grande impacto, realizados geralmente em locais insólitos.

Nascido em 1951, em Alger, na Argélia, e formado em Letras, Blaise dirigiu um Centro cultural na região de Bordeaux, em Seine-et-Marne, e, em 1980, em Guadalupe, além de ter fundado a Casa da Cultura de Nantes e o Centre de Pesquisa para o Desenvolvimento Cultural – CPDC.

Em 2000 começa a dirigir o Lieu Unique, um equipamento emblemático da cidade francesa de Nantes. Instalado em uma antiga fábrica de biscoito, acolhe espetáculos e artes visuais.

Seu trabalho mais recente, “Estuário 2007“, reuniu 30 artistas plásticos contemporâneos (incluindo o inglês Anish Kapoor e os cubanos da dupla Los Carpinteros), no estuário do rio La Loire (oeste da França), entre as cidades de Nantes e Saint Nazaire, que compartilham a história de um porto e de estaleiro naval.

Os artistas produziram instalações e obras de grandes dimensões, que foram colocadas ao longo de um percurso de 60 km, tornando a região um local de passeio.

Troca de experiências

O Conversas Plugadas tem como objetivo ampliar a transmissão de conhecimento, a troca de idéias e novos olhares sobre as profissões artístico-técnicas, por meio do intercâmbio com profissionais de destaque no cenário nacional e internacional, que estejam no circuito cultural de Salvador.

Realizado desde 2007, o projeto já recebeu nomes como Gringo Cárdia, João Irênio, Billy Bond, Thomas Quillardet, Philip Boulay, Aurélia Thiérrée, Julio Monge, entre outros. 

Consoante com a pretendida requalificação do Centro Técnico do TCA, o Conversas Plugadas é uma relevante oportunidade de interação entre os profissionais envolvidos em produções pautadas no teatro com o corpo técnico da casa, a classe artística e o público interessado.