"Se você pode precisar, por que não doar?". Com esse slogan, a Secretaria da Saúde do Estado, através do Sistema Estadual de Transplantes e da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Geral Roberto Santos realizam na próxima quinta-feira, dia 25, das 9 às 12 horas, no auditório do HGRS, o seminário "O Panorama do Transplante na Bahia", reunindo estudantes, funcionários, usuários e familiares da unidade hospitalar, além de técnicos da Sesab. 

À tarde, no andar do térreo do hospital, acontece a 1ª Mostra de Serviços na Modalidade de Transplantes, aberta à população em geral, com o objetivo de desenvolver ações sócio-educativas que facilitem a compreensão e a importância do processo de doação, captação e transplante de órgãos e tecidos.

De acordo com o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Sesab, as atividades que serão desenvolvidas no HGRS, e que incluem o lançamento, às 16 horas, de uma mobilização estadual para incentivo à doação de órgãos, marcam o transcurso da 10ª Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, instituída pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e Ministério da Saúde, em função de o dia 27 de setembro ser dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião, considerados patronos dos transplantes e apontados como responsáveis pelo primeiro transplante realizado no mundo – o transplante de uma perna, retratado por um pintor espanhol do século 16, em tela que se encontra exposta no Museu do Prado.

O seminário "O Panorama do Transplante na Bahia" será aberto às 9 horas, pelo coordenador da CIHDOTT do Hospital Geral Roberto Santos, José Roberval Ferreira. Logo em seguida, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, fará uma exposição sobre a situação dos transplantes na Bahia.

A programação inclui ainda apresentações sobre a situação dos pacientes renais crônicos na Bahia, transplante de medula óssea e transplante de córnea, além de depoimentos sobre a vida pós-transplante e sobre a espera do milagre (as experiências de um paciente transplantado e de um paciente em lista de espera para transplante).

Durante a 1ª Mostra de Serviços na Modalidade de Transplantes na Bahia, à tarde, serão instalados estandes para divulgação dos diversos serviços relacionados às atividades de doação, captação e transplantes – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Banco de Olhos do Estado, CIHDOTTs e Associação de Renais Crônicos.

Na Bahia, entre os meses de janeiro e agosto desse ano, a Central de Órgãos do Estado registrou um total de 30 doações de múltiplos órgãos. No mesmo período, foram realizados 203 transplantes, sendo 21 de fígado, 49 de rim e 133 de córnea. Para Eraldo Moura, embora os números sejam maiores que os registrados em anos anteriores – 44 doações de múltiplos órgãos durante todo o ano de 2007 e 16 doações no ano anterior (2006)- ainda existem diversos obstáculos a serem vencidos, entre eles o alto índice de negativa familiar – mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.

Incentivo

Algumas medidas adotadas pela Sesab para impulsionar as atividades de transplantes são apontadas por Eraldo Moura, entre elas a contratação de equipes para realizar a busca ativa de potenciais doadores em unidades hospitalares e a criação, em hospitais da rede pública estadual, de Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes de Órgãos e Tecidos, dotadas de profissionais que atuam exclusivamente na identificação de potenciais doadores.

"A interiorização das atividades de transplantes é outra importante ação que vem sendo implementada, com resultados positivos, que já viabilizaram a captação de órgãos em Vitória da Conquista (Hospital de Base), Feira de Santana (Hospital Clériston Andrade) e Barreiras (Hospital do Oeste)", revela o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, acrescentando que ainda nesta terça (23), às 15 horas, estará em Feira de Santana, a fim avaliar a possibilidade de serem realizados transplantes de rim e córnea no Hospital Geral Clériston Andrade.