O Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), em parceria com outras escolas estaduais e uma municipal, realiza na manhã desta quinta-feira (9), das 8h às 11h30, o seminário Dialogando sobre Inclusão. Os organizadores entendem que a educação inclusiva é antes de tudo uma questão de direitos humanos, já que este conceito defende que nenhuma pessoa deve ser segregada devido a uma deficiência. As atividades ocorrerão no auditório da Escola Parque, no bairro Caixa D´Água.

Após abertura do professor Gedean Ribeiro, diretor da Escola Parque, haverá três palestras que girarão em torno do tema educação inclusiva. A palestrante Adriana Santos, do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), falará sobre a educação do deficiente visual na escola e na sociedade.

O cantor e compositor Tonho Matéria, da Associação Cultural Capoeira Mangangá, discorrerá sobre a arte-luta como fator de inclusão, e a professora Teresa Cristina Holanda, do Programa de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, abordará os aspectos legais e o atendimento educacional especializado para a inclusão. Durante o seminário serão ainda levantadas as questões de gênero e etnia como fatores que podem ainda causar segregação.