O dia começou de um jeito diferente para mais de 30 meninos e meninas da Instituição Beneficente Conceição Macedo. Eles participaram, nesta quinta-feira (9), da programação especial promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia.

Por volta das 9h, as crianças fizeram um passeio pelo Zoológico de Salvador, aprenderam um pouco mais sobre a vida dos animais e conheceram de perto algumas espécies que nunca tinham visto.

“Eu gostei da cobra, do tigre, da zebra, de todos os animais”, disse a pequena Andresa Santos, nove anos. Outros, como Gabriela Oliveira, 10 anos, se encantaram com o comportamento dos animais. “Eu gostei da tartaruga, do hipopótamo. Eles ficam muito quietinhos”, afirmou.

Depois do passeio no zôo, os pequenos seguiram de ônibus e foram, acompanhados pela presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, para o Palácio de Ondina. Eles conheceram a residência do governador de um jeito bem diferente. Com muita diversão.

Com direito a cachorro-quente, sorvete, refrigerante e muita recreação, as crianças se divertiram e aproveitaram o dia, sem esquecer o motivo de estarem ali reunidas. “A gente está comemorando a Semana da Criança e está muito divertido aqui”, explicou Carine Souza, 10 anos.

“É muito bom a gente juntar todos os amigos aqui, até porque não é todo dia que a gente tem a oportunidade de se divertir assim”, destacou Ludmila Santos, 10 anos.

Cerca de 150 crianças de oito a 12 anos estão participando das atividades promovidas pelas Voluntárias, em parceria com 10 instituições beneficentes. A programação especial está sendo realizada desde terça-feira (7) e vai até esta sexta-feira (10).

Curiosidade

Segundo Fátima Mendonça, a idéia surgiu para comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente e atender aos pedidos de vários meninos e meninas que tinham curiosidade de conhecer a residência do governador.

“São pequenos gestos que podem fazer a criança feliz, e é isso que a gente está tentando fazer aqui. Os meninos passearam pelo zoológico e pediram para conhecer o Palácio de Ondina. Então, nada melhor do que fazer do dia deles um dia diferente”, ressaltou a presidente das Voluntárias.

Para a fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macedo, “um dia como esse muda o comportamento dessas crianças, melhora a auto-estima delas e ajuda no dia-a-dia. Elas estão muito felizes”.

Conceição afirmou que a instituição cuida há 20 anos de crianças que têm o vírus da Aids ou que convivem com familiares com HIV que as encaminham para um abrigo por não terem condições de cuidar delas.