LOCAL: Bairro de Periperi (Praça do Sol).
DATA: 14.10.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: Com 200 metros quadrados de área construída é composta pelos seguintes setores: registro de ocorrências; espaço para atendimento; salas de espera e dos delegados plantonista e titular; serviços social e de investigação; cartório; arquivo; alojamentos masculino e feminino para policiais, com sanitários; depósito de materiais apreendidos e banheiros masculino e feminino para o público. O local conta com instalações informatizadas e sistema de ar condicionado central.

PERIPERI: O bairro foi escolhido para a instalação da 13ª Deam do estado e segunda de Salvador por conta do alto índice de registros de ocorrências de violência contra a mulher, provenientes do subúrbio ferroviário. A unidade de Brotas constatou que 30% dos registros realizados procedem daquela região. Uma equipe de 32 policiais, especialmente treinados para melhor atender o público da nova delegacia, estará à disposição dos cerca de 500 mil habitantes do lugar.

FUNCIONAMENTO: A Bahia agora conta com 13 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, instaladas nos seguintes municípios: Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana, Camaçari, Candeias, Porto Seguro, Paulo Afonso, Jequié, Barreiras e Salvador.

OUTRAS AÇÕES: O Governo do Estado tem encarado de frente o problema da violência, contratando novos profissionais e aparelhando as polícias. Abaixo, exemplos de ações recentes:

Ronda nos Bairros: Implantado no mês passado, trata-se de um projeto piloto a ser realizado, inicialmente, em Salvador e, posteriormente, nas grandes cidades do estado. O objetivo do programa é aproximar cada vez mais a polícia da população e diminuir o tempo de resposta a um chamado. A região de Tancredo Neves foi a primeira beneficiada por ser uma das mais populosas de Salvador, com cerca de 520 mil habitantes, e apresentar um alto índice de violência. Um total de 250 policiais militares estará envolvido diretamente no projeto, além de 10 viaturas e 10 motocicletas.

Delegados: Em breve, 99 delegados serão incorporados ao quadro de servidores da Polícia Civil, aumentando para 965 o número de delegados de carreira da instituição. Formados pelo Curso de Formação para Delegados de Polícia na Academia de Polícia Civil (Acadepol) em agosto, eles passaram por 690 horas de aula, entre disciplinas práticas e teóricas. 

Novos Policiais Civis: No mês de julho, foram empossados 94 agentes e 67 escrivães à Polícia Civil. Os novos servidores concluíram o treinamento e foram designados em definitivo para assumir suas funções. Com o reforço, o público passa a ter um melhor atendimento nas delegacias e mais agilidade no trabalho de investigação, considerado um dos setores essenciais para o bom desempenho da organização.

Novos Policiais Militares: Até o final desse ano, 3.200 novos policiais militares terão concluído o Curso de Soldados 2008 da Polícia Militar e estarão aptos para reforçar a segurança em todo o estado, depois de nove meses de aulas práticas e teóricas, totalizando uma carga horária de 1.116 horas.

Viaturas: Ainda no mês de julho, foram entregues 201 viaturas, sendo 110 Paratis, 23 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas, para o reforço do policiamento ostensivo na capital, região Metropolitana e interior. Os novos veículos dispõem de moderno sistema de rádio e compartimento prisional para facilitar operações conjuntas, de acordo com o programa de integração das polícias. O investimento foi de R$ 25 milhões.