Quarenta policiais, entre delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar de vários estados do Norte e Nordeste, estão participando, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), no bairro da Mouraria, do curso de Gerenciamento de Crises, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

O treinamento prossegue até esta sexta-feira (17), com o objetivo de proporcionar aos profissionais de polícia, uma visão doutrinaria do processo de gerenciamento de crises para atendimento de ocorrências policiais não rotineiras como tumultos, seqüestros e rebeliões.

A solenidade de abertura do curso, às 9h desta segunda-feira (13), contou com a presença do delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, representando o secretário da Segurança, César Nunes, do coronel Zeliomar Almeida Volta, representante do comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, e da diretora da Acadepol, delegada Célia Maria Miranda Costa.

"A crise impulsiona a atividade policial", disse Joselito Bisto, ao dar boas-vindas aos participantes, afirmando ainda que o curso, além de capacitar profissionais comprometidos com a segurança pública, é um instrumento de valorização da vida.

Participam do treinamento, policiais da Bahia, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
Ao retornar aos seus estados de origem, os participantes serão, no âmbito das suas corporações, instrumentos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

De acordo com a delegada Célia Maria Costa, a grade curricular do curso, que tem carga horária de 40horas/aula, consta das disciplinas Histórico de gerenciamento de Crises, Doutrina de gerenciamento de Crises, Psicologia Aplicada, Fases do gerenciamento de Crises, Organização do Cenário para Ocorrências de Alto Risco, Alternativas Táticas em uma Ocorrência de Alto Risco, Técnicas e Táticas de Negociação e estudos de Casos Reais.

O curso é coordenado pelo major Alexandre Ofranti Ramalho, da Polícia Militar do Espírito Santo. A próxima edição do treinamento acontecerá entre os dias 3 e 7 de novembro deste ano, em Palmas, no Estado de Tocantins, beneficiando policiais dos estados da região Centro-Oeste.