LOCAL: Escola Parque, bairro de Caixa D’Água.
DATA: 21.10.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Lançamento do Programa Trilha. Na oportunidade, serão assinados o decreto de criação do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e a adesão ao Pacto pela Juventude do governo federal. Todas essas ações fazem parte de um conjunto de reivindicações prioritárias levantadas pelos jovens durante a Conferência de Juventude da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROGRAMA: Focado em educação e qualificação profissional, atenderá 80 mil jovens de 107 municípios baianos até 2010, com intervenções em ensino profissionalizante e cursos técnicos que consideram o desenvolvimento econômico e social de cada território de identidade da Bahia. Trata-se de um instrumento de articulação de ações e projetos em nível federal, estadual e municipal norteado pela estratégia de inclusão social do Governo do Estado que associa trabalho, educação e desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. Cerca de R$ 90 milhões serão destinados para formação desses jovens, o que torna o “Trilha” o maior programa estadual de juventude do país.

BENEFICIADOS: As matrículas serão abertas no final deste ano e contemplam jovens com idade entre 16 e 29 anos, sem emprego formal e de famílias cadastradas no programa Bolsa Família do governo federal. Jovens negros e do sexo feminino terão prioridade de participação no programa, que será coordenado pela Secretaria de Educação (SEC) em parceria com outras cinco secretarias do Estado.

EXPECTATIVA: Os resultados esperados ao fim do programa é a inserção de jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho, a elevação do nível de escolaridade e a promoção da geração de renda e do protagonismo juvenil em áreas de pobreza do estado, como forma de combater o desemprego e subemprego e melhorando a qualidade de vida dos baianos nessa faixa etária.

CEJUVE: Formado por 30 membros, em sua maioria da sociedade civil organizada, terá caráter consultivo. Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), caberá a ele, dentre outras funções, propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude, apresentar políticas públicas para o segmento juvenil e promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana.

CONFERÊNCIA: Realizada entre os dias 28 e 30 de março deste ano, apresentou como diretrizes principais o desenvolvimento e execução de políticas públicas específicas para a juventude baiana, voltadas para o trabalho, à cultura e o combate à violência. Os resultados dos trabalhos resultaram em um compromisso do Governo do Estado no sentido de implementar políticas públicas para juventude.

PACTO PELA JUVENTUDE: Tem como objetivo buscar o apoio de agentes governamentais e da sociedade civil para discutir sobre as políticas públicas de juventude, transformando as propostas em realidade. É um compromisso do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), equivalente ao Cejuve no âmbito federal, em manter o debate em torno das resoluções da I Conferência Nacional de Juventude, realizada em Brasília em abril deste ano e que mobilizou mais de 400 mil pessoas no país.