LOCAL: Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), bairro de Periperi.
DATA: 22.10.08 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Lançamento do Programa Ronda nos Bairros no subúrbio ferroviário.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROGRAMA: Trata-se de um projeto piloto a ser implantado, inicialmente, em Salvador e, posteriormente, nas grandes cidades do estado. O objetivo é aproximar cada vez mais a polícia da população e diminuir o tempo de resposta a um chamado, garantido a tranqüilidade dos moradores. A região do subúrbio ferroviário será a segunda contemplada pelo programa. A primeira escolhida foi a do bairro de Tancredo Neves, por ser uma das mais populosas de Salvador, com cerca de 520 mil habitantes, e apresentar um alto índice de violência.

BALANÇO: O Ronda já reduziu na região de Tancredo Neves, entre a primeira quinzena de setembro e igual período de outubro, os homicídios em 33,3%, os estupros e roubos em residências em 100%, os roubos e furtos de veículos, respectivamente, em 29% e 50%, os assaltos em 39,4% e os roubos a ônibus em 50%.

RONDA: Será realizada na área de atuação da 5ª Circunscrição Policial (CP), que foi subdivida em cinco territórios com no máximo 3 quilômetros quadrados, e contará com equipes fixas e móveis. Cinco policiais atuarão 24 horas por dia, utilizando uma viatura e uma motocicleta, e poderão ser acionados por meio de uma linha telefônica fixa. A partir de um desvio da ligação para o celular a população terá a oportunidade de falar com quem estiver trabalhando no momento. Após o atendimento da equipe policial, a ligação será passada para a Central registrar a ocorrência. Cada localidade terá seu próprio número de telefone, variando do 3281-9011 até 3281-9015.

CONTEXTO: No último final de semana, uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar para cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão e 52 de prisão deu início a segunda etapa do Ronda nos Bairros. A “Operação Saneamento II” prendeu 27 pessoas e apreendeu drogas e armas na região da 5ª CP. A incursão policial no subúrbio de Salvador contou ainda com o reforço de dezenas de viaturas e do helicóptero do Grupamento Aéreo da PM. O objetivo era desarticular quadrilhas de traficantes e prender investigados por cometimento de homicídio, livrando a área desses criminosos e preparando-a para a implantação do programa.

OUTRAS AÇÕES: O Governo do Estado tem encarado de frente o problema da segurança, contratando novos profissionais e aparelhando as polícias. Abaixo, exemplos de ações recentes:

Novos Policiais Militares: O quadro da Polícia Militar deverá contar com aproximadamente 6,4 mil novos policiais até o segundo semestre de 2010. Metade desse total já estará apta para reforçar a segurança em todo o estado até o final desse ano, quando será concluído o Curso de Soldados 2008. A outra parte será composta pelos aprovados no novo concurso da PM. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período de 1º a 19 de dezembro. Com o concurso, o Governo do Estado dá continuidade à recomposição da corporação da PM iniciado por esta gestão. A intenção é que, até 2010, se alcance um total de 36 mil policiais nas ruas.

Deam Periperi: Inaugurada este mês, a 13ª Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do estado e segunda de Salvador foi instalada no bairro por conta do alto índice de registros de ocorrências de violência contra a mulher provenientes do subúrbio ferroviário. A unidade de Brotas constatou que 30% dos registros realizados procedem daquela região. Uma equipe de 32 policiais, especialmente treinados para melhor atender o público da nova delegacia, estará à disposição dos cerca de 500 mil habitantes do lugar.

Delegados: Em breve, 99 delegados serão incorporados ao quadro de servidores da Polícia Civil, aumentando para 965 o número de delegados de carreira da instituição. Formados pelo Curso de Formação para Delegados de Polícia na Academia de Polícia Civil (Acadepol) em agosto, eles passaram por 690 horas de aula, entre disciplinas práticas e teóricas.

Novos Policiais Civis: No mês de julho, foram empossados 94 agentes e 67 escrivães à Polícia Civil. Os novos servidores concluíram o treinamento e foram designados em definitivo para assumir suas funções. Com o reforço, o público passa a ter um melhor atendimento nas delegacias e mais agilidade no trabalho de investigação, considerado um dos setores essenciais para o bom desempenho da organização.

Viaturas: Ainda no mês de julho, foram entregues 201 viaturas, sendo 110 Paratis, 23 Blazers, 18 Rangers e 50 motocicletas, para o reforço do policiamento ostensivo na capital, região Metropolitana e interior. Os novos veículos dispõem de moderno sistema de rádio e compartimento prisional para facilitar operações conjuntas, de acordo com o programa de integração das polícias. O investimento foi de R$ 25 milhões.