Trinta e seis novos projetos de caráter científico e tecnológico, ligados às mais diversas áreas do conhecimento, vão começar a ser desenvolvidos ainda este ano com recursos do Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Esses novos projetos somam-se a outros 98, que receberam recursos do mesmo edital em julho deste ano.

Com previsão inicial de investir R$ 2 milhões, o grande número e a qualidade das propostas apresentadas fizeram com que a Fundação reunisse mais recursos e injetasse, no total, R$ 4 milhões. Esses valores foram distribuídos em três faixas, de modo que fossem contemplados tanto pesquisadores experientes até doutores que tenham concluído o doutorado a partir de 2004. “Essa divisão foi feita com o objetivo de garantir que pesquisadores com diferentes trajetórias pudessem ser competitivos na captação de recursos”, explica a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa.

Aberto a projetos de todas as áreas do conhecimento, este foi o primeiro edital do gênero lançado pela Fundação. A iniciativa substituiu a modalidade de Apoio Regular, que ficava aberta durante todo o ano. De acordo com o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine, essa mudança para edital fez com que a avaliação fosse única e aprimorada, favorecendo o reconhecimento do mérito das propostas apresentadas. A lista dos contemplados no primeiro Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa está disponível no portal www.fapesb.ba.gov.br.