Acompanhando a tradição de lavagens que ocorrem na cidade de Salvador e em clima de confraternização e celebração, a Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) realizará, na quarta-feira (5), a 1ª Lavagem da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris.

Os usuários e visitantes poderão desfrutar de um ambiente descontraído, onde a exigência é comemorar o Dia Nacional da Cultura e a existência de uma das mais importantes bibliotecas da América Latina.

O evento integra também as programações desenvolvidas nos últimos meses para celebrar o aniversário da Biblioteca Pública que, este ano, completou 197 anos de história, tradição e, sobretudo, do acesso democrático à informação.

A Lavagem será iniciada às 9h30, com uma concentração na Praça da Piedade. O cortejo segue até a Biblioteca, onde 15 baianas vestidas a caráter e levando tabuleiros repletos de livros, vão lavar as escadarias. Os participantes poderão assistir ainda a apresentações e performances de artistas.

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura serão distribuídos livros diversos, como folhetos de Cordel. No lado externo da Biblioteca, os participantes encontrarão barracas montadas especialmente para divulgar e informar os diferentes setores e serviços oferecidos.

“A importância deste evento é justamente conscientizar o soteropolitano de que o Dia Nacional da Cultura deve ser celebrado. Desta forma, a Biblioteca Pública abre os seus braços para receber a sociedade e oferecer os seus mais diversos serviços”, destaca a diretora Ivana Lins.

A história da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a primeira da América Latina, sempre esteve voltada para a produção e disseminação do conhecimento. Inaugurada em 1811, hoje conta com setores especializados para servir de fonte de informação e pesquisa.

O Setor de Obras Raras e Valiosas, Setor de Documentação Baiana, Setor Braille e o Setor Infantil são alguns dos espaços que demonstram a preocupação em atender com eficiência os usuários, de acordo com necessidades específicas. Mais informações, no site www.fpc.ba.gov.br.