Analisar e aprovar os projetos territoriais provenientes do Programa de Infra-Estrutura e Serviço (Proinf) e criar câmaras técnicas para organizar as cadeias produtivas do estado. Estes foram os principais assuntos discutidos na terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável (CEDRS) realizada nesta quinta-feira (6), na sede Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia.

O conselho se reúne duas vezes ao ano para discutir ações de apoio aos Territórios de Identidade da Bahia, que são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do governo federal, em parceria com o Governo da Bahia e Organizações não Governamentais (ONGs).

Durante o encontro foram aprovados aproximadamente 120 projetos, num investimento de quase R$ 30 milhões, envolvendo os 24 territórios que enviaram seus planos de trabalho.

Dentre eles, a implantação do frigorífico de caprinos do território do Velho Chico, que será instalado no município de Oliveira dos Brejinhos, beneficiando aproximadamente 2,5 mil agricultores familiares. Outros projetos como unidades de beneficiamento de frutas, de mel e de leite, além de escolas agrícolas, serão executados.

“Hoje tomamos decisões importantes como a aprovação desses projetos e a criação das câmaras técnicas setoriais, que vão criar políticas públicas para organizar as cadeias produtivas do estado. É preciso ter o conceito de investimento territorial, para que o maior número de pessoas seja contemplado com as ações”, explicou o secretário da Agricultura, Geraldo Simões.

A partir de agora, existirão câmaras técnicas para cuidar do cacau, da ovinocaprinocultura, da mandioca, da citricultura, do algodão, oleaginosas e biodiesel, das ciências agrárias, floricultura, fruticultura, pecuárias de corte, de leite e derivados, agricultura orgânica, cana-de-açúcar e derivados, do sisal, da piscicultura, da silvicultura, de comercialização e desenvolvimento territorial. Entram também na pauta, o credenciamento de novas entidades para o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Papel da Seagri

Segundo Simões, o papel da Seagri dentro desse trabalho é entrar com ações complementares para dar suporte aos projetos dos territórios ou até mesmo sendo apenas agente do repasse do recurso vindo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para prefeituras ou ONGs, por meio de convênios.

O conselho é composto pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Meio Ambiente (Sema), o Incra, o Sebrae, a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Federação dos Pescadores e outras entidades sindicais, tendo como secretário executivo, o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio.