Os primeiros trens do metrô chegaram ao porto de Salvador na manhã desta sexta-feira (7). São três trens, cada um com quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estrutura em aço inoxidável. A chegada dos trens foi acompanhada de perto por autoridades dos governos federal, estadual e municipal, representantes dos operários da obra do metrô e das empresas envolvidas no projeto e pela  imprensa.

Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e distribuídos pela Mitsui & Co Ltda., os trens são de responsabilidade do Governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). No total, foram adquiridos seis trens, com 24 vagões, no valor de mais de R$ 90 milhões.

A capacidade de cada trem é de 1.250 passageiros e os vagões terão ar- condicionado e isolamento acústico. Os outros três devem chegar a Salvador em janeiro de 2009.

Segundo a presidente da Conder, Maria del Carmen, o compromisso do governo da Bahia foi cumprido. “Fizemos a nossa parte. Agora vamos cuidar para que os trens estejam em perfeitas condições para os testes nos trilhos”, afirmou. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, declarou que a população baiana, finalmente, vai realizar o sonho de 30 anos, “de ver o metrô funcionando”.

Depois de descarregados, os trens foram levados para um galpão no Centro Industrial de Aratu e devem ficar armazenados em local seguro, sob a responsabilidade da Conder, até que o pátio auxiliar de manutenção esteja concluído e os trilhos assentados.

Conclusão da obra

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, explicou que a obra do metrô é tripartite – de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Ele afirmou que os trilhos estarão prontos para os testes finais em maio de 2009.

Para os operários, a chegada dos trens é um marco para a conclusão da obra. “Vivemos hoje um dia histórico em Salvador, pois a chegada dos trens é o ponto de partida para o sonho do metrô se tornar realidade”, ressaltou o coordenador do Movimento do Metrô, Joceval Tibúrcio.