Neste sábado (8), 70.153 estudantes de 79 unidades escolares de Feira de Santana realizam as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

As atividades são organizadas pelas direções das escolas e pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), sob a coordenação da professora de Matemática Arly Mary Carvalho de Oliveira. A Bahia teve 3.356 escolas inscritas, com participação de 1.708.493 alunos (81,1 % das escolas e 100 % dos municípios). Em Feira de Santana, a participação é de 86% das escolas públicas.

Em todo o país serão 18,3 milhões de alunos de 40.397 escolas (72,2 % das escolas e 98,72% dos municípios brasileiros). Os estudantes feirenses respondem às provas a partir das 13h30, no campus da Uefs.

As questões foram elaboradas pelo Comitê de Provas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), numa parceria entre a Sociedade Brasileira de Matemática e os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Participam da Obmep, alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Dentre os objetivos da Obmep estão o estímulo e a promoção do estudo da Matemática, a melhoria da qualidade da Educação Básica, o ingresso de jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas e a promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

“Trata-se de um evento que estimula o interesse pela Matemática, por meio do ambiente de competição salutar e alegre”, observa Arly de Oliveira. A Obmep premiará alunos, professores, escolas e municípios.

A divulgação da lista dos premiados ainda não tem data definida. Serão concedidas de medalhas, certificados de Menção Honrosa e bolsas do tipo Iniciação Científica Jr, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras informações sobre o evento no site www.obmep.org.br.