A Secretaria Estadual da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), lançará, nesta sexta-feira (14), às 9h, no auditório do Colégio Estadual da Bahia (Central), o Sistema Central de Integração Escola-Mundo do Trabalho.

A iniciativa tem como foco, o estreitamento dos laços da escola e do mundo do trabalho, oferecendo aos estudantes a possibilidade de desenvolver conhecimentos e habilidades que os tornem responsáveis socialmente e mais conscientes sobre o que é trabalho.

O Colégio Central será a primeira unidade escolar a participar do sistema de orientação profissional e apoio a estágio. A idéia é montar uma estrutura que complemente a formação dos alunos, ajude na atualização dos professores, incentive o empreendedorismo social e inaugure uma nova atitude da escola, de forma a estabelecer marcos frente aos agentes e relações que compõem o mundo do trabalho.

O diretor do Central, Jorge Nunes Sacramento, disse que o sistema atacará dois pontos – a necessidade de os alunos conhecerem o que é o mundo do trabalho e refletir sobre como a escola pode atuar na condução do aluno a este mundo.

“Trabalharemos com formação teórico-conceitual, encaminhamento para estágio e a compreensão das relações humanas no trabalho. E a escola é lugar privilegiado para realizar essas discussões e integração”, avalia Sacramento.

Ele ressalta ainda que o mercado, por exemplo, não é um ente auto-regulado, mas está sujeito a interesses e disputas. “O aluno precisa compreender que as saídas para melhor se desenvolver no mundo do trabalho estão no estudo”.