LOCAL: Auditório Iemanjá, Centro de Convenções da Bahia.
DATA: 13.11.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Comemoração pelo aniversário de 40 anos da Bahiatursa. Na oportunidade, acontece a cerimônia de premiação do Troféu Axé de Turismo 2008.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Celebra as quatro décadas de profissionalização do Turismo no estado, marcada pelo surgimento da Bahiatursa. Para isso, foi criado o Premio Axé de Turismo 2008, que homenageará os melhores profissionais do setor. Um total de 700 convidados assistirá a entrega da premiação aos destaques na promoção do produto Bahia em 2007, além de ícones da tradição cultural baiana.

PRÊMIAÇÃO: Prevista para iniciar às 20h, após um coquetel, acontecerá em meio a apresentações artísticas. Os 17 premiados receberão um troféu criado com exclusividade pela artista plástica Eliana Kertész.

PREMIADOS: São eles:

Destaques – nove categorias:


• Captação de Eventos: Convention Bureau
• Criatividade de Roteiro: Renato Costa – “Semana do Saco Cheio”
• Companhia Aérea Nacional: TAM Linhas Aéreas S/A
• Companhia Aérea Internacional: TAP Air Portugal e Air Europa
• Grupo Musical que mais promoveu a Bahia em 2007: Olodum
• Artista que mais promoveu a Bahia em 2007: Carlinhos Brown
• Operadora Nacional: CVC
• Operadora Mercosul: Comitê Visit Brazil
• Operadora Internacional: Travel Plan

Ícones:

• Baiana de Acarajé: Associação das Baianas de Acarajé
• Capoeira: Mestre João Pequeno
• Irmandade da Boa Morte: Estelita Souza Santana
• Samba de Roda: Samba de Roda Raízes de Santo Amaro
• Trio Elétrico: Armandinho Macedo
• Homenagem Especial: Dorival Caymmi – Denise Caymmi e Jorge Amado – Paloma Amado

ARTISTAS: Os atores baianos Frank Menezes e Jackson Costa serão os apresentadores da premiação, que contará ainda com a participação dos músicos Armandinho, Riachão, Maestro Fred Dantas e Orquestra de Frevos e Dobrados e dos grupos musical, teatral e de dança EME XXI, Filó e Ritus, respectivamente.


BAHIATURSA: É uma empresa de economia mista que atua de acordo com as políticas públicas dos governos federal – Plano Nacional do Turismo – e estadual. Vinculada a Secretaria de Turismo do Estado, trabalha com atração e ampliação do fluxo turístico regional, nacional e internacional; captação de vôos regulares e charters e no fortalecimento de alianças e parcerias com o trade turístico, instituições acadêmicas, organizações não-governamentais, entidades de fomento e diversos órgãos do poder público. Também é responsável pela administração e comercialização do Centro de Convenções da Bahia (Salvador), de Ilhéus e Porto Seguro e dos postos de informações turísticas (SATs) do Pelourinho, Aeroporto, Rodoviária e Mercado Modelo. A Bahiatursa foi instituída na forma do artigo 236 da lei nº2536 de 28 de agosto de 1968 e a Assembléia Geral de sua constituição ocorreu em 14 de novembro do mesmo ano. Por conta destas duas datas, a comemoração pela sua criação foi realizada em dois momentos: em agosto os funcionários mais antigos foram premiados e agora, em novembro, é a vez dos maiores vendedores do turismo da Bahia.

OUTRAS AÇÕES: O governo baiano não vê o segmento turístico apenas como atividade econômica, mas como importante vetor no desenvolvimento do estado. Por isso tem se empenhado na realização de ações que consolidem o Turismo como política de Estado. Entre elas, podemos destacar algumas:



• Nova operação: Em outubro último, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de vôos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

• Enoturismo: Lançado no mês passado, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

• Disque Bahia Turismo: Em setembro, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

• Vôos internacionais: A Bahia conta com 15 novos vôos internacionais, totalizando agora 29. Miami, Buenos Aires e Paris são origens de alguns deles. A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado junto a União, as empresas aéreas e seus respectivos governos.

• Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores S.A para a implantação do Plano Grande Baixio, um enorme empreendimento turístico no litoral norte da Bahia, que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

• Estado e União: A parceria entre os governos tem gerado grandes resultados. Em julho deste ano, foram assinadas ordens de serviço para obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur 2) que irão recuperar grandes monumentos do Centro Histórico de Salvador: Palácio Rio Branco, Conjunto do Pilar, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a Casa das Sete Mortes. As intervenções totalizam investimentos da ordem de R$ 17 milhões.

• Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final do ano passado: o Sintur e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

• Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.