Elevar os índices de desenvolvimento da educação básica para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas. Com base nesse compromisso é que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE), em parceira com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), realiza até 28 deste mês a segunda etapa da Formação na Metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE – Escola).

O curso, que começou na segunda-feira (17), contempla 2.483 profissionais da educação, entre técnicos das diretorias regionais de educação (Direcs) e das secretarias municipais.

A base da formação na metodologia do PDE – Escola é fruto do regime de colaboração estabelecido entre a União, os estados, Distrito Federal e municípios, por meio de assessoramento técnico e financeiro. Nessa etapa, a formação atingirá 352 municípios, distribuídos em turmas, que devem continuar a elaboração do plano.

O PDE irá dotar a escola de um poderoso instrumento de planejamento que auxiliará a definir suas prioridades estratégicas, convertê-las em metas educacionais e a decidir o que fazer apara alcançar as metas de aprendizagem. Além da elaboração do plano, o assessoramento técnico atenderá a 453 escolas estaduais e 1.258 municipais.