Aproximadamente 70 mil estudantes do 1º ano do ensino médio, da rede estadual, realizaram, nesta terça-feira (25), a prova do sistema de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie), da Secretaria Estadual da Educação (SEC). Em fase piloto, a avaliação está sendo aplicada em 233 escolas da rede exclusivas de ensino médio, sendo 11 delas na capital baiana.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar este sistema, que visa acompanhar o desempenho dos estudantes nas três séries do ensino médio, no intuito de intervir para a melhoria da educação. Nesta quarta-feira (26), será vez dos estudantes responderem a um questionário.

Totalmente concentrados, eles liam e reliam as 40 questões da prova objetiva, envolvendo todas as disciplinas, com a mesma seriedade de quem prestava um vestibular.

Embora a prova não funcione como passaporte para o ingresso na universidade, além de saber que os resultados servirão para avaliar o aprendizado e intervir na realidade de cada escola, os estudantes consideram a avaliação como uma ferramenta que os prepara para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aluna do 1º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martim, Cínara Pereira, 16 anos, avaliou a prova como “muito interessante”. Não achou difícil e disse que havia muitos textos informativos para interpretar. “Como havia muitos detalhes, era preciso ler e reler com muita atenção”, explicou a estudante, afirmando estar otimista com relação ao desempenho.

Já a estudante Tânia Santos Estrela, 17 anos, disse que se saiu bem na prova, mas sentiu dificuldade nas questões de raciocínio lógico, como interpretação de gráficos, por não ser “boa em matemática”. No entanto, se sente mais gabaritada para encarar o Enem, no final do ensino médio.

Enquanto Tânia lamentava da falta de intimidade com os números, o colega do Colégio Estadual Roberto Santos, no Cabula, Erlan Costa Gonçalves da Cruz, 16 anos, sentiu falta de uma maior cobrança deles. “Estava muito interessante, mas tinha muitos textos. Acho que poderia ser melhor”, considerou o estudante, que tem maior afinidade com as disciplinas da área de exatas e quer fazer vestibular para arquitetura. Ele afirma que o Avalie é uma ferramenta importante para identificar as dificuldades dos alunos e intervir para saná-las.

Pais atentos

Além da comunidade escolar, os pais também acompanharam o processo. Quem via Adevaldo Santos Queiroz sentado em uma das salas onde estava sendo realizada a prova no Colégio Modelo, podia confundi-lo com um estudante mais velho. Porém, ele não estava ali para ser avaliado, mas sim para acompanhar a filha.

“Achei muito positiva a proposta da avaliação porque é uma preparação para o futuro. Depois dessa experiência provavelmente minha filha não terá dificuldade de enfrentar o vestibular”, acentuou. Também foi a preocupação com o desempenho escolar do filho que levou Antonia Maria de Souza à escola do filho.

Mesmo considerando que o filho é dedicado e tira boas notas, ela faz questão de acompanhá-lo de perto e não abre mão das cobranças. “Essa prova é uma forma de eu saber se ele está aprendendo mesmo ou só decorando”, disse a mãe coruja, que fez questão de acrescentar que o filho já está passado em tudo.

Bahia inova

O sistema de avaliação conta com apoio financeiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apoio técnico da Universidade de Brasília (UNB).

O método vai possibilitar uma amostragem por turmas e também a avaliação do sistema educacional como um todo. “O foco do trabalho será no progresso do ensino médio. Consideramos a necessidade do processo de avaliação para nos dar indicativos das intervenções necessárias”, explicou a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Eni Bastos. O resultado da primeira mostra deve ser divulgado para as escolas em fevereiro de 2009.

Os alunos foram submetidos a prova interdisciplinar composta de 40 questões objetivas, duas discursivas e, nesta quarta (26), a um questionário sócio-contextual. A avaliação vai acompanhar aproximadamente 70 mil estudantes durante três anos. Neste ano estão sendo avaliados os estudantes do 1º ano. Em 2009, os dos 2º ano e em 2010, os do 3º ano. Ao final do primeiro ciclo, o Avalie será expandido para as demais escolas de ensino médio.

Os resultados da avaliação municiarão a secretaria para dar passos mais seguros no sentido de promover intervenções pedagógicas. “A finalidade da escola é promover o aprendizado e é nessa perspectiva que estamos trabalhando desde o início da gestão”, pontua Eni Bastos.

Ao contrário dos demais estados que possuem um sistema de avaliação próprio, a Bahia inova ao realizar uma avaliação interdisciplinar, que vem atender a uma exigência da própria diretriz curricular do ensino médio, que traz a interdisciplinaridade contextualizada como princípio pedagógico.