O projeto Quintas Ambientais desta semana (27) terá como tema “Alternativas Energéticas Sustentáveis – Ações do Governo do Estado da Bahia”. O evento é promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e acontecerá no auditório da autarquia, em Monte Serrat, com três painéis e um debate final.

O primeiro expositor será o professor João Nildo de Souza Vianna, que realizará palestra, às 9h, sobre “O papel do etanol na mitigação das mudanças climáticas”. Mestre e doutor em temas ligados à produção de energia e atualmente ele atualmente é pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UNB).

A professora e pesquisadora Iracema Andrade Nascimento, detentora de cinco prêmios nacionais de pesquisa e inovação tecnológica, na área de Ciências Ambientais, falará, em seguida, sobre “Fontes Alternativas de Energia: biocombustíveis e ecocompatibilidade”.

O painel será coordenado pela professora Telma Cortes Andrade, responsável pela terceira palestra sobre “As ações e projetos do Governo da Bahia nas principais Alternativas Energéticas Renováveis”.

Ela possui mestrado e doutorado em geofísica e atualmente dirige o setor de Fortalecimento Tecnológico Empresarial da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).