Atento ao período natalino, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fez uma coleta de vários produtos, particularmente alimentícios, em todas as redes de comercialização do estado. Entre os produtos coletados pelos técnicos do Ibametro estão panetones, espumantes, nozes, uva passas, frutas cristalizadas, entre outros.

Todo o material coletado está nos laboratórios do órgão para uma avaliação mais apurada. Essa fiscalização é feita em supermercados, armazéns e outros estabelecimentos comerciais com o objetivo de verificar se a quantidade informada no rótulo corresponde efetivamente ao conteúdo acondicionado e adquirido pelo consumidor.

Caso sejam encontradas irregularidades, o instituto emite um auto de infração e o fabricante tem prazo de 10 dias para apresentar a defesa. Assim que forem concluídas as avaliações, o Ibametro estará disponibilizando os resultados das análises das conformidades.

Mas não são apenas alimentos que o Ibametro fiscaliza nessa época do ano. Pisca-pisca, brinquedos, roupas e eletrônicos também passam pelo crivo do órgão para garantir a segurança dos consumidores que adquirem os produtos natalinos. Os enfeites de Natal também são fiscalizados durante a ação do Ibametro.

Os produtos comercializados devem ter o selo do Inmetro e estar de acordo com o regulamento de avaliação da conformidade (RAC). Os produtos que não estiverem adequados com os padrões de conformidade podem prejudicar a saúde, segurança e o meio ambiente, causando danos aos consumidores.

Quando o Ibametro encontra irregularidades nos produtos nacionais, as fábricas são autuadas e procuram corrigir o problema e se adequar ao regulamento. Os produtos importados podem ser comercializados, mas suas especificações devem estar de acordo com os itens de segurança. Caso haja alguma irregularidade, a loja que o comercializa é que será autuada. Neste ano, a fiscalização está sendo feita em conjunto com o Procon e vai até o dia 5 de dezembro.