Os projetos A Morte de D. Jota em Paris, de Igor Penna, proponente Gravina Estúdio, e Futebol Além dos Sentidos, de Sabrina Nascimento e Luciana Queiroz, proponente Olho de Peixe Produções, são os vencedores do Edital de Apoio à Produção Audiovisual de Curta-Metragem 2008.

A Menina e o Porquinho, de Cláudio Marques, proponente Coisa de Cinema, e Sorte ou Revés, de Sophia Midian, proponente Berimbau Filmes, ficaram em primeiro e segundo suplentes, respectivamente. Os dois projetos premiados irão receber R$ 100 mil para a realização dos curtas.

Segundo a comissão julgadora, formado por Augustinho Pasko, Camilo Santos Cavalcante, Gustavo Spolidoro, Marcos Katudjian e Saskia Sá, a decisão de contemplar A Morte de D. Jota em Paris se deve à originalidade, espiritualidade e clareza da proposta, e a bem-sucedida adaptação do conto homônimo de Roberto Drummond, “propondo a criação de uma Paris Soteropolitana ou de uma Salvador parisiense”.

Na premiação de Futebol Além dos Sentidos, o júri destacou a ousadia e o caráter inovador e cinestésico da proposta. Os dois projetos prevêem a contratação direta de mais de 60 profissionais e, além do circuito de festivais, pretendem fechar parcerias para exibição em canais de TV (abertos e fechados) e em escolas da rede estadual de ensino.

O Edital de Apoio à Produção Audiovisual de Curta-Metragem é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).