A apresentação de estratégias, com ênfase na mobilização social, principalmente nos sete municípios que apresentam os maiores índices de infestação e maior chance de ter epidemia neste verão – Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Ilhéus e Irecê.

Essa foi a pauta da reunião de contigência da dengue, realizada, nesta quarta-feira (3), no gabinete da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (Divep), Alcina Andrade, explicou que esses municípios, além de apresentarem o índice alto de infestação predial, registraram epidemia recentemente.

“Em todos eles existem bases do Corpo de Bombeiro e vamos treinar os bombeiros, que vão ser inseridos no trabalho de campo no combate à dengue, como já está sendo feito em Salvador”, disse.

Segundo a coordenadora do Comitê Estadual de Mobilização no Combate à Dengue, Jesuína Castro, entre os municípios que estão recebendo atenção especial, Itabuna é que necessita de mais atenção porque o município foi desabilitado do SUS e apresenta um dos maiores índices de infestação predial.

Diretores e técnicos da Divep e os representantes do Corpo de Bombeiros vão participar, no dia 10 deste mês, em Itabuna, da reunião do Conselho Municipal de Saúde.

Da reunião desta quarta, presidida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, participaram ainda representantes do Ministério da Saúde, da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, das secretarias da Saúde dos municípios de maior infestação predial e do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna.

Mobilização

Desde o mês de abril diversas ações de combate à dengue estão sendo desenvolvidas pela Comissão Tripartite, composta pela Secretaria da Saúde do Estado, Voluntárias Sociais da Bahia e Fundação Luís Eduardo Magalhães, envolvendo os servidores públicos do estado.

Como premiação pelo grande número de ações envolvendo a sociedade civil e instituições públicas e privadas, a Bahia foi escolhida, na região Nordeste, pelo Ministério da Saúde, para fazer parte de um vídeo exemplificando ações de mobilização social.

Dados

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Divep, na Bahia foram notificados 35.441 casos de dengue, correspondendo a um aumento de 168% em relação ao mesmo período de 2007, que foi de 13.220.

Quanto as formas graves da doença em relação ao ano anterior foram registrados 637 casos suspeitos das formas graves da doença, sendo confirmados, até o momento, 234 casos, com 13 óbitos. No município de Salvador as estatísticas apontam o registro de 3.412 casos suspeitos de dengue, sendo 49 do tipo grave e um óbito. No estado, 369 municípios notificaram a doença.

Os técnicos da Sesab advertem que a população não pode baixar a guarda e continuar vigilante na luta contra o mosquito, evitando água parada, a manutenção de potenciais criadouros e o acúmulo de lixo. Além disso, permita que os agentes de endemias façam as visitas e tenham acesso às residências.

Outra orientação é a necessidade de procurar um serviço de saúde, sempre que as pessoas apresentarem sintomas suspeitos da doença – febre alta, fraqueza, dores nos músculos e nas articulações, falta de apetite, dores de cabeça, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.