Nesta sexta-feira (5), a população de Vitória da Conquista, a 500 quilômetros de Salvador, recebeu uma série de ações do governo estadual. Em um só dia, foram entregues pelo governador Jaques Wagner obras nas áreas de saúde e infra-estrutura, que juntas beneficiam mais de 1 milhão de pessoas em toda a região sudoeste da Bahia.

Na saúde, os moradores das zonas urbana e rural de Conquista e outros municípios da região passaram a contar com as novas instalações do Centro de Referência Dr. Crescêncio Silva, que foi totalmente reestruturado para realizar atendimentos em pelo menos 10 especialidades, entre elas, clínica médica, ginecologia e mastologia, além da inclusão de atendimento especializado à mulher e asma grave. “Ampliamos a nossa capacidade de oito para 18 consultórios”, disse a diretora regional de Saúde, Marilene Ferraz.

Com a reforma e a readaptação do centro, serão realizados também atendimentos na área psicossocial. A lavradora Vitória Moreira, 42 anos, que vive na localidade de Gameleira, afirmou que o serviço oferecido é muito importante para pessoas como ela, que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS).

O município, um dos beneficiados pelo Programa Estadual de Internação Domiciliar, possui duas equipes, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e motoristas. Eles prestam serviços à população diariamente, das 7 às 19h.

Um dos pacientes do programa é o aposentado Isaulino Alves da Silva, 91 anos. Com fratura de fêmur, ele recebeu a visita do governador. Emocionada, a filha de Isaulino, Maria Helena Alves, explicou que após o início do tratamento, há duas semanas, o pai voltou a falar e alcançou uma rápida recuperação, “principalmente no aspecto psicológico”.

Wagner ressaltou a importância do programa, que, para ele, representa uma grande alegria. “Isso é humanizar a saúde, pois o que os enfermos querem é se recuperar junto com os familiares”, disse.

Avenida Olívia Flores

Ainda em Conquista, o governador inaugurou a nova etapa da Avenida Olívia Flores, que contou com investimentos de R$ 1,8 milhão do governo estadual e contrapartida da prefeitura local de R$ 300 mil.

Com três quilômetros, ela foi duplicada, ganhou equipamentos, como ciclovia, pista de cooper, aparelhos de ginástica, além de um monumento em homenagem ao naturalista Maximiliano Wied, príncipe alemão que teria passado pela cidade no século XIX.

Moradores locais como a aposentada Ana Souza aprovaram a iniciativa. “Agora temos iluminação, o movimento de pessoas aumentou e até os imóveis serão mais valorizados”, observou.

Antes de encerrar a visita à cidade, Wagner participou da entrega das obras de urbanização no entorno da BR-116 (Rodovia Rio/Bahia) e da duplicação da pista que passa por dentro da cidade.

Durante o discurso no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) do município, o governador afirmou que 2009 será um ano administrativo e que as ações de Estado terão mais espaço do que a política.