As propostas para o fortalecimento do Mercosul Cultural e a construção de uma agenda cultural comum entre os países do bloco foram incorporadas pelo Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul, em reunião preparatória para a Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), em Costa do Sauípe.

Elas foram elaboradas por secretários e dirigentes de cultura de 17 estados brasileiros, da Colômbia e da Argentina, durante os dois dias de reuniões do 1º Encontro de Dirigentes Subnacionais de Cultura do Mercosul, na semana passada, em Salvador.

Por meio de declaração divulgada, nesta segunda-feira (15), o Foro acata a sugestão de criar o GT (Grupo de Trabalho) de Cultura, Cidadania e Identidade Regional, com o objetivo de formar uma rede para construção e execução de uma agenda cultural comum entre os países.

O documento também propõe ao Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) que passe a contemplar um programa e diretrizes específicos de desenvolvimento regional a partir da cultura, além de solicitar apoio à articulação entre os sistemas de informações em cultura dos estados e os sistemas nacionais do Mercosul (SicSur), projeto liderado pelo Argentina, ao fortalecimento e ampliação de ações de integração das cadeias produtivas da cultura.

“A integração do Mercosul avançou muito durante o governo Lula, e, a partir do 1º Encontro de Dirigentes Subnacionais de Cultura do Mercosul, em Salvador, foi dado um passo fundamental para a concretização deste pacto”, afirma o secretário estadual de cultura, Márcio Meirelles.