O SAC Empresarial, na Boca do Rio, fecha 2008 em alta. Foram 140 mil atendimentos, superior ao registrado no ano passado (103,5 mil). O número de empresas legalizadas chegou a 1.723, sendo que apenas 319 deram baixa. No total, 3.084 empresários utilizaram o serviço para fazer alterações. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
“O projeto de reunir todas as atividades em um só lugar foi um saque”, afirmou o professor de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e empresário, Janicael de Oliveira, ao se referir ao modelo de atendimento dispensado às empresas.

“Vim até o SAC Empresarial para alterar a nomenclatura da minha empresa e é fundamental a existência de serviços como esse, em uma grande capital como Salvador”, enfatizou.
Com a junção de todos os órgãos em um só lugar, os dados das três esferas de poder estão disponibilizados de forma simplificada, facilitando a vida do empreendedor. O SAC está instalado no 2º piso do Multishop, na Avenida Otávio Mangabeira.

“A unificação foi muito boa porque, antes, precisava ir à Juceb, depois à Receita Federal e, por último, ao município, perdendo muito tempo. Chegava a demorar até mais de três meses para realizar o serviço”, disse o contador Ciro Gonçalves.

O empresário Antônio Carlos de Lima concorda com Ciro. “Antes era muito tempo. Não se conseguia fazer tudo em um dia só, porque você tinha que se deslocar para um local, depois outro cartório e depois outro e ainda não era possível resolver tudo”.

Segundo ele, era um verdadeiro estresse ir para o comércio. “Aqui, o empresário encontra tudo. Então, realmente foi um avanço muito grande”. A coordenadora de acompanhamento e controle de projetos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm), ao qual o SAC Empresarial é vinculado, Tereza Fernandes, explicou que o tempo médio para se consolidar uma empresa é de 10 a 15 dias.

“Nos casos que precisam de vistoria de técnicos da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) o tempo pode se estender”, acentuou.

Menos burocracia

O SAC Empresarial tornou Salvador a capital menos burocrática do país quando se trata de abrir ou regularizar uma empresa. Entre dez grandes capitais pesquisadas pelo Banco Mundial, está na vanguarda, na frente de economias bem mais fortes, como São Paulo e Rio de Janeiro, e de outras de porte semelhante, a exemplo de Belo Horizonte e Distrito Federal.

O SAC é destinado ao atendimento de pessoa jurídica e visa ampliar e diversificar a oferta de serviços aos empreendedores, viabilizando a articulação de negócios o registro e a legalização de empresas de forma simplificada, ágil e integrada. O público alvo são futuros empresários e empresários constituídos, em grande parte proprietários de micro, pequenos e médios empreendimentos.

Serviços

O SAC oferece cadastramento, recadastramento e orientação ao cliente que precise legalizar, alterar ou encerrar a empresa, serviços da Junta Comercial da Bahia (Juceb), das secretarias da Fazenda estadual e municipal, registros de marca, metrologia e qualidade nas relações de consumo, alteração contratual, consulta de nome e situação cadastral junto aos órgãos competentes, arquivamento de publicação, certidões negativas, recolhimento de impostos, análise de projetos e licenças em geral, entre outros.

A inauguração aconteceu em junho de 2004, por iniciativa da Sicm, em parceria com diversas secretarias estaduais, do município e outros órgãos. Até hoje, o SAC Empresarial já registrou 445.734 atendimentos.