Às 9h04 deste domingo (21) será iniciado oficialmente o Verão brasileiro. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá), os banhistas de Salvador e da região metropolitana podem se animar para a praia, pois a previsão de tempo para a nova estação é de predomínio de céu aberto, no litoral da capital baiana e de toda a região do Recôncavo.

Para este final de semana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidades de chuvas fracas e isoladas. Este panorama, que se repete para toda a região do Recôncavo, é provocado pelos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico.

“O lazer não deverá ser prejudicado desta sexta-feira (19) a domingo, pois a previsão é de sol brilhando na maior parte do tempo. As ocorrências de chuva tendem a acontecer só na madrugada e nas primeiras horas da manhã”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

As temperaturas máximas para Salvador, região metropolitana e Recôncavo devem variar entre 30°C e 32°C. Já as mínimas, oscilar entre 20°C e 22°C.

Em toda a faixa centro-sul e oeste do estado, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando as condições do tempo. Assim, para as regiões oeste e São Francisco, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas.

Nestas regiões e no norte, devem ser registradas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas variando entre 31°C e 33°C.

“Já para as regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, que deverão ocorrer em áreas isoladas. Não há previsão de chuvas para as regiões norte e nordeste”, explica Heráclio Alves.

A Chapada Diamantina, o sudoeste e o sul devem registrar as menores temperaturas da Bahia, neste próximos três dias, com valores oscilando entre 18°C e 20°C.

Marés

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 2 e 2,7 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 3h30 e 17h30. As alturas mínimas ocorrerão em torno das 10h e 22h, com valores variando entre 0 e 0,2 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2 metros.

Uma das características da estação do verão são dias mais longos, o que indica maior incidência de radiação solar em grande parte do Nordeste brasileiro e, conseqüentemente, maior incidência de radiação ultravioleta.

Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 12 e 13 previstos para o período entre os dias 19 e 21 de dezembro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).