A tradição da Lavagem do Bonfim teve início às 8 da manhã desta quinta-feira (15) com uma cerimônia multi-religiosa que reuniu representantes da igreja católica, da doutrina espírita e de religiões afro-brasileiras na escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O cortejo da 254ª Lavagem, seguiu em caminhada pelos oito quilômetros que levam à Igreja do Bonfim. Durante o percurso, manifestações religiosas, culturais e políticas reuniram milhares de pessoas, entre elas, autoridades como o governador Jaques Wagner e secretários de Estado.

Wagner fez questão de ressaltar que a Lavagem é um dia de agradecimento pelos bons resultados obtidos em 2008 e de renovação das energias para as conquistas de 2009. “Nós fechamos 2008 com resultados muito positivos nas áreas da saúde, educação, de infra-estrutura e geração de emprego e eu creio que 2009 será melhor ainda, pois vamos continuar fazendo o que acreditamos, trabalhando e melhorando a vida das pessoas”, garantiu.

Em meio à tradição religiosa e cultural, que este ano contou com a presença marcante dos Filhos de Gandhy, os secretários de Estado fizeram um balanço das ações do governo em 2008. Um ano de conquistas para a Bahia com programas como, o Água para Todos, que já beneficiou 670 mil baianos; o Internação Domiciliar, que leva assistência médica de qualidade em domicílio para centenas de pessoas; além de obras de infra-estrutura urbana, como o Sistema Viário Dois de Julho, que está facilitando a vida dos soteropolitanos.

O esporte, uma paixão dos baianos, ganhou vida com a reforma do Estádio de Pituaçu, como afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. “Além de Pituaçu, nós estamos entregando os últimos documentos à Federação Internacional de Futebol (Fifa), para a Copa de 2014 e estamos muito confiantes, mais um motivo para vir ao Bonfim”, afirmou.

Outro destaque, fica por conta da Segurança Pública, com os resultados do programa Ronda nos Bairros, que garante a tranquilidade da população de Salvador. Uma das principais preocupações do Governo, a educação, teve papel essencial nas conquistas do ano que passou. “O Topa já está com 404 mil alunos cadastrados e, nesse ritmo, com certeza vamos atingir a meta de um milhão de alunos até 2010”, concluiu o secretário da Educação, Adeum Sauer.

Ao fim do trajeto, uma multidão aguardava o cortejo na Colina Sagrada para as bençãos religiosas e a lavagem do Adro da igreja. Este ano, as portas da igreja permaneceram abertas, exibindo a imagem do Senhor do Bonfim, que circulou entre os fiéis, que faziam seus pedidos e agradecimentos. Após a cerimônia, as baianas deram os já tradicionais banhos de água de cheiro nos devotos e lavaram a escadaria da igreja ao som do Hino ao Senhor do Bonfim.