A Linguagem de Orson Welles e Tudo é Brasil, duas obras da famosa trilogia realizada por Rogério Sganzerla sobre a passagem do famoso cineasta norte-americano Orson Wellles pelo Brasil, serão exibidas na Sala Walter da Silveira. As sessões acontecem de 23 a 29 deste mês, sempre às 15h, com ingresso promocional de R$ 1.

Em 1942, Orson Welles, autor do renomado Cidadão Kane, veio ao Brasil com a intenção de realizar o longa It’s All True. O filme não foi finalizado, mas a viagem de Welles por terras brasileiras se tornou um marco na vida do cineasta, seja por seu encantamento frente à cultura nacional ou mesmo pela total mudança de planos do realizador após a RKO cancelar as filmagens.

A partir daí, Welles abandonou seu objetivo inicial e partiu ao encontro da verdadeira essência do Brasil e de seu povo, sem compromissos maiores nem protocolos a serem seguidos. A voz de Grande Otelo em A Linguagem de Orson Welles lembra que “no Rio, ele (Welles) iniciou seu período errante, que nunca mais acabou”.

A prova da imensa riqueza de seu mergulho na cultura nacional pode ser comprovada pelo grande projeto de Sganzerla, que consistiu em mostrar os bastidores dessa viagem e investigar o que se passou durante esse período da vida de Welles. Sganzerla, autor de O Bandido da Luz Vermelha, traçou entre 1986 e 1997 um rico painel sobre esta incursão do norte-americano no Brasil. A Linguagem de Orson Welles e Tudo é Brasil são, respectivamente, o segundo e o terceiro filme desta espécie de trilogia, iniciada por Nem Tudo é Verdade.

Neles, além dos temas já citados, estão presentes as ideias criativas e as propostas revolucionárias de linguagem cinematográfica que o inventivo Orson Welles buscou utilizar no seu projeto It’s All True ou mesmo as investigações sobre os motivos que levaram a RKO a cancelar as filmagens.