Conhecer in loco as dificuldades de cada região e município baiano e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado. Estes são os objetivos gerais do projeto Seagri Itinerante, que a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) passa a realizar em fevereiro.

A ação será iniciada pela região oeste. Nos dias 5 e 6, todo o staff da secretaria estará baseado em Barreiras, quando o secretário Roberto Muniz, os superintendentes e diretores dos órgãos ligados à Seagri estarão despachando com os representantes dos pequenos, médios e grandes produtores da região.

“A agropecuária baiana produz riquezas, distribui renda e cria oportunidades para melhorar a vida de todos. E nós, empenhados no desenvolvimento e no fortalecimento desse setor da economia, vamos ao encontro do produtor para conhecer de perto suas dificuldades e juntos buscarmos as soluções”, afirmou Muniz.

“É um avanço fantástico”, disse o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins da Silva Júnior, ao ser informado do projeto. De acordo com o secretário, depois de Barreiras, o Seagri Itinerante irá às diversas regiões produtoras do estado.

Para o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Walter Horita, essa iniciativa pioneira da Secretaria da Agricultura denota a preocupação dos seus dirigentes em se aproximar do produtor e ganha importância ainda maior no caso da região oeste, “pela distância da capital, onde são tomadas as decisões governamentais”.

Horita destacou que o secretário ouvirá os pleitos dos produtores da região e poderá verificar pessoalmente a relevância de cada um deles. “Parabenizamos o secretário por esta ideia original e garantimos à sua equipe todas as ferramentas necessárias para uma excelente administração no período”, afirmou.

Aproximação muito importante

A iniciativa da Seagri agradou ainda ao diretor-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiras, Wellington Santos, também coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). “Teremos imensa satisfação em receber o secretário da Agricultura e sua equipe. Para nós, essa aproximação é muito importante”, declarou Santos.