O consórcio Rodobahia é o vencedor do leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autarquia do Ministério dos Transportes, para obras de recuperação e exploração de pedágios nas BRs 324, 116 e BAs 526 e 528, realizado nesta quarta-feira (21), na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa).

Formado pelas empresas brasileiras Engevix e Encalso e pela espanhola Isolux-Corsan, o consórcio apresentou a menor tarifa de pedágio, no valor de R$2,21, o que representa deságio de 21% em relação à tarifa-teto, de R$2,80. O segundo envelope foi entregue pelo consórcio Companhia Brasileira de Rodovias, formado por três empresas: Heleno e Fonseca Engenharia; LBR e CRA, no valor de R$2,51.

Os investimentos em obras e serviços previstos para todo o período de concessão são da ordem de R$1,9 bilhão, sendo que R$68 milhões deverão ser investidos antes mesmo do início da cobrança da tarifa de pedágio.

“Isto significa mais investimentos na Bahia, que vão melhorar as condições de trafegabilidade nessas estradas, trazendo mais economia para o transporte de cargas e, principalmente, preservação de vidas humanas”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Os trechos leiloados pela ANTT fazem parte do último lote de rodovias que compõem a segunda etapa do Programa Federal de Concessões Rodoviárias. As rodovias federais e estaduais que compõem o trecho concedido estão localizadas no estado da Bahia e totalizam 680,6 quilômetros de extensão, que serão mantidos pela iniciativa privada pelos próximos 25 anos.

RodoviaTrecho Extensão
BR-116/BAFeira de Santana – Div.BA/MG554,1 km
BR-324/BASalvador – Feira de Santana113,2 km
BA- 526Entr.BR-324 – Entr.BA-5289,3 km
BA-528Entr.BA-526 – Acesso Base Naval de Aratu4 km
Total: 680,6 km 

De acordo com o edital da ANTT, até o sexto mês após o início das obras de recuperação terão que ser feitos reparos no pavimento e acostamento e adequação da sinalização, entre outras ações.

Entre as melhorias previstas estão a implantação de 41 passarelas; duplicação de 83,7 quilômetros entre Feira de Santana e o entroncamento da BR 324, até o final do terceiro ano de concessão; e duplicação de toda a BR 116, condicionada ao volume de tráfego. Os contornos norte e sul de Feira de Santana e contorno de Vitória da Conquista, na BR 116, também serão restaurados.

Serão implantadas sete praças de pedágio, duas na BR 324 e cinco na BR 116 e a tarifa terá reajuste anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Programa Federal de Concessão de Rodovias foi implantado entre 1994 e 1997, com início da operação das primeiras concessões em 1996. Atualmente, no Brasil, existem 13 concessões federais que somam 4.083,2 quilômetros (cerca de 8% da malha federal).

PraçaBRKmTrecho
P1324598Simões Filho – acesso a Candeias
P2324549Jacuípe (BA 515) – Amélia Rodrigues
P3116480Santo Estevão – BR-242
P4116567Milagres – Brejões
P5116698Jequié – Manuel Vitorino
P6116773Poções – Planalto
P7116875Veredinha – Cândido Sales