Foram empossados nesta quarta-feira (21), em cerimônia realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), os 30 membros que integrarão o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

Composto por 30 conselheiros, sendo 20 representantes da sociedade civil, o Cejuve, que tem caráter consultivo, deve acompanhar, fiscalizar e propor políticas públicas. O conselho deve ainda promover pesquisas e debates sobre a realidade da juventude baiana.

Para o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, o Cejuve representa o fortalecimento da democratização das políticas do Estado. “Como nas eleições diretas na comunidade escolar para a escolha dos diretores, a criação do Cejuve deve contribuir para dar mais autonomia à sociedade civil”, disse em seu discurso durante a cerimônia.

E acrescentou: “A partir do diálogo e da extinção das indicações políticas poderemos fortalecer a democracia, o que, não há dúvida, fortalece uma mudança no quadro dos indicadores sociais na Bahia”.

Para Ângela Guimarães, conselheira que representa a União de Negros pela Igualdade, o conselho vai impactar nas políticas públicas. “Com a criação do Cejuve poderemos começar a colocar em pauta, e até sugerir, ações emergenciais em relação ao analfabetismo juvenil e à mortalidade de jovens”, afirmou.

Em sua composição, o conselho tem também como referência a característica de buscar maior visibilidade para os jovens negros e aos que vivem em zonas rurais. Para Agnaldo Neiva, conselheiro que representa a Secretaria de Promoção da Igualdade, trata-se de dar maior visibilidade a estes grupos que tem necessidades e reivindicações específicas.

O Cejuve é um dos resultados da Conferência de Juventude da Bahia, realizada em março de 2008, que levou também à criação da Coordenação Executiva de Juventude na administração estadual e ao programa Trilha, de profissionalização de mais de 70 mil jovens.

Participaram da cerimônia o secretário nacional da Juventude, Humberto Cury, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira, além de deputados estaduais e federais.