Os torcedores lotaram o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) no jogo de reabertura entre Bahia e Ipitanga pelo Campeonato Baiano. Depois de 14 meses sem mando de campo, o tricolor baiano volta a jogar em Salvador. Numa tarde de festa, o Bahia goleou o Ipitanga por quatro a zero.

“O governador Jaques Wagner está de parabéns. Nosso estádio é lindo. Agora a gente chega à primeira divisão”, disse o torcedor do Bahia, Márcio Paiva. “Este estádio é de primeiro mundo”, afirmou Alessandro Freitas, outro torcedor fanático do tricolor.

O público não teve dificuldade de chegar ao estádio. A segurança também foi reforçada nas avenidas e ruas que davam acesso ao Pituaçu – 600 PMs trabalharam na inauguração. O Centro Administrativo da Bahia (CAB) funcionou como um amplo estacionamento.

O evento foi muito elogiado também pelos cronistas esportivos. Para o comentarista Chico Queiroz, o estádio supera todas as expectativas. Ele propõe até uma adaptação no atual nome do estádio. “É simplesmente colossal. Devia se chamar, a partir de agora, Robertão”, explicou.

A partida começou sob uma chuva de pétalas de rosas e gritos da animada torcida tricolor, que empurrava seu time para a vitória. Devidamente caracterizados, os torcedores empunhavam bandeiras e afinavam o grito de guerra.

O placar eletrônico se transformou numa espécie de outdoor – a cada minuto, transmitia mensagens educativas endereçadas ao público. “Não jogue lixo no chão” e “Use os banheiros de forma correta” foram algumas delas. Com uma renda de R$ 573.636, o jogo de reabertura do Pituaçu entrou para a história do esporte baiano.