Para atender a solicitação do Ministério do Turismo, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realizou, em janeiro, uma avaliação em quatro hotéis da capital baiana. Na ação foram observados os critérios exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre padrões mínimos de qualidade na prestação do serviço de hospedagem aos participantes e visitantes durante grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo.

Os hotéis fiscalizados foram o Pestana, Bahia Othon Palace, Portobello Ondina Praia e o Hotel Convento do Carmo. A escolha dos hotéis foi feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e os critérios utilizados foram à proximidade dos mesmos com a Fonte Nova, estando os quatro num raio de 10 quilômetro do equipamento esportivo, e a assinatura do contrato de acomodação com o COB.

Entre os critérios avaliados estavam documentos para funcionamento, serviços de saúde, higiene, segurança, recepção, atendimento ao hospede, além de manutenção de equipamentos, acessos e circulações, área de lazer, ações ambientais, tamanho dos apartamentos e verificação de alimentos e bebidas servidos nos estabelecimentos.

Depois de verificar todos estes itens, os hotéis são classificados por número de estrelas. Nessa primeira avaliação, os quatro hotéis foram aprovados e mantiveram seu número de estrelas. O Pestana, Othon e o Convento do Carmo, com cinco estrelas, e o Portobello, com quatro estrelas. Outros hotéis, ainda não definidos, vão passar pela avaliação do Ibametro, visando adaptar-se às normas estabelecidas. Os resultados já foram encaminhados ao Ministério do Turismo.