Um grupo de 15 empresas filiadas à Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) vai comercializar, em todo o país, pacotes de viagem para a temporada de março na Bahia.

Neste período, durante três finais de semana, será realizada a segunda edição do Espicha Verão, projeto promovido pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e a Bahiatursa. A iniciativa prevê uma intensa programação musical e cultural em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.

Na parceria firmada entre a Setur, Bahiatursa e a Braztoa, a empresa oficial de turismo ficou responsável pela articulação entre o setor hoteleiro baiano e os operadores de viagem, que receberão uma lista de hotéis interessados para a formatação de pacotes turísticos.

Sendo assim, as empresas ligadas à associação devem ainda fazer parcerias com companhias aéreas e produzir anúncios que serão veiculados em jornais de grande circulação e revistas especializadas.

Para o secretário Domingos Leonelli, essa é uma importante contribuição para prolongar a alta estação na Bahia. “O Espicha Verão é uma iniciativa que teve 97% de aprovação popular no ano passado e a sua repetição pode ajudar a consolidá-lo como mais um produto turístico como foi o São João da Bahia, que registrou um acréscimo de 60% no número de visitantes”.

O diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), Luís Blank, elogiou a iniciativa e afirmou que é preciso o setor fazer a sua parte. Para ele, não será difícil negociar a implantação de tarifas promocionais no período do Espicha Verão com os empresários das redes de hotéis, pois a intenção é manter o máximo de leitos possíveis ocupados.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Bahia (Abav-BA), Pedro Costa “esse estreitamento de relações do Governo do Estado é uma iniciativa inédita, que pode render frutos como o aumento do fluxo, a melhoria do produto e o crescimento do turismo na Bahia”.