Começou nesta segunda-feira (9) a Jornada Pedagógica para professores, coordenadores e dirigentes da rede estadual da educação. Durante a abertura, realizada no Centro de Convenções, o secretário da Educação, Adeum Sauer, ressaltou que, mais do que um momento preparatório para o início do ano letivo, a jornada representa uma oportunidade de chamar a atenção de todos os educadores para o compromisso de melhorar a qualidade da educação na escola.

Com o tema Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação – Escola Viva uma Ação de Todos Nós, a jornada é dirigida a 46 mil profissionais da educação e prossegue até a próxima sexta-feira (13). Na tarde desta segunda-feira, o secretário também fez a abertura da jornada pedagógica da Diretoria Regional de Educação (Direc) 7, com sede em Itabuna. A partir de amanhã (10), as atividades serão realizadas nas escolas.

Marco do ano letivo, o encontro abre espaço para os professores da rede interagir, trocar idéias, experiências e discutir as propostas pedagógicas e metodológicas para tornar a escola um local cada vez mais atrativo para os alunos. Além de representar um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica, é também como uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a realidade educacional no estado.

“Começamos o ano com foco naquilo que consideramos essencial para a educação, que é o aprendizado. Precisamos melhorar o desempenho nas escolas e para isso é preciso de ações. Não podemos esperar que as melhorias sejam frutos do acaso”, afirmou Sauer, após apresentar a um público estimado de 2 mil pessoas, o Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. O tema foi reforçado com uma palestra do consultor de educação da SEC, João Batista Mares Guia, que abordou o compromisso de gestão e a organização das escolas como ambiente de aprendizagem.

A Jornada ocorre em todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). “A perspectiva para 2009 é de intervir de forma mais direta na própria estruturação da escola, concentrando nossos esforços em um problema histórico existente na nossa rede e em grande parte das redes públicas do Brasil: o percurso educativo”, explica o secretário. Durante o encontro, os educadores estão refletindo sobre toda a trajetória de escolarização e desenvolvimento do educando, tanto no âmbito da escola como na vida social.

Seguindo a política de valorização e fortalecimento dos profissionais da educação da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) produziu um vídeo institucional com depoimentos de educadores a respeito das suas concepções, práticas, dificuldades e, também, das iniciativas realizadas para a garantia de um percurso educativo digno.