Os governos e integrantes do Trade Turístico dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte vão um milhão de euros em ações de divulgação dos principais destinos do Nordeste no mercado europeu.
A iniciativa visa minimizar os impactos da crise econômica mundial, com uma possível manutenção de quatro linhas operadas pela Air Europa (Salvador/ Madri), que inclui as cidades de Fortaleza, Recife e Natal.

Durante reunião, realizada na sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), ficou definido que serão realizadas ações promocionais e de publicidade em veículos de comunicação da Espanha.
“Vamos divulgar essas cidades nordestinas em catálogos da Globalia Travelplan, grupo que integra a companhia Air Europa, e em vídeos que são exibidos no sistema de TV das aeronaves que circulam pelo país europeu”, informou o secretário Domingos Leonelli.

Além disso, os representantes do poder público e iniciativa privada sugeriram a organização de Famtours, com operadores e agentes de viagens europeus, que viriam para o Nordeste, para conhecer e divulgar os roteiros turísticos da região na Espanha.

O diretor da Globalia Travelplan, Manuel Pañadeiros, elogiou a iniciativa baiana e a capacidade de articulação dos estados nordestinos. Ele deve se reunir ainda esta semana, com empresários do setor hoteleiro e operadores de turismo da Bahia, Pernambuco e Ceará, para obter a garantia de um mínimo de assentos ocupados nos vôos operados pela companhia.

Também participaram do encontro, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, os presidentes da Empresa de Turismo de Pernambuco, José Ricardo Diniz, da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem/Seção Bahia (Abav-BA), Pedro Costa e representantes dos governos do Ceará e Rio Grande do Norte.