Para não faltar saneamento no Carnaval 2009, a Embasa começou a trabalhar duas semanas antes da festa. Técnicos da empresa vistoriaram, juntamente com a Codesal, Salvatur, Secretaria de Segurança Pública, Sucom e demais órgãos responsáveis pela organização do carnaval, ruas, passeios e áreas de circulação entre um circuito e outro, a fim de evitar situações que possam prejudicar a diversão dos foliões.

Os 169 hidrantes de Salvador receberam manutenção e aqueles situados nas proximidades dos três circuitos (Barra-Ondina; Campo Grande-Praça Castro Alves e Centro Histórico) foram inspecionados conjuntamente com o Corpo de Bombeiros.

Cerca de 80 ligações provisórias de água foram instaladas em postos das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, da Limpurb, em sanitários e chuveiros da Prefeitura e em camarotes públicos e particulares.

Para cada ligação provisória de água foi instalada uma ligação provisória de esgoto. Para a descarga dos dejetos dos trios elétricos, foram implantados 10 poços de visita, em locais definidos pela Vigilância Sanitária, com sinalização e cestas de aço para reter latas, copos e garrafas, e evitar entupimentos na rede coletora de esgotos.

Nos circuitos do carnaval, a rede de esgotamento sanitário também passou por lavagem e vistoria.

Consumo de água

Estima-se que as 80 ligações provisórias de água consumam, no período do carnaval, cerca de 1.600 metros cúbicos de água (m³), o equivalente a 1,6 milhão de litros.

A Embasa vai abastecer os caminhões pipa da Limpurb, que cuidarão da limpeza da cidade, e algumas unidades específicas como a Unidade Móvel do SAC do Governo do Estado. De acordo com o histórico de outros carnavais, a quantidade de água consumida para este fim fica em torno de 4.000 m³, o equivalente a 4 milhões de litros.

Reforço de pessoal e equipamentos

Nas unidades de Salvador e Região Metropolitana, a Embasa vai reforçar, com mais pessoas e equipamentos, seu esquema de plantão durante o carnaval. Técnicos e equipe administrativa vão trabalhar diariamente das 8 às 19h. Após este horário, apenas serviços emergenciais serão realizados como correção de vazamentos e desobstrução de rede coletora de esgotos.

O atendimento 24 horas ficará por conta do telefone 0800-555-195.