A pluralidade do Carnaval de Salvador ficará ainda mais evidente este ano no Circuito Batatinha (Pelourinho). Da programação musical à decoração, os afoxés invadem o Centro Histórico. O ijexá comanda a festa e o programa Pelourinho Cultural aproveita para homenagear os 60 anos dos Filhos de Gandhy.

Entre os dias 20 e 24 deste mês, o Carnaval contempla ainda outras sonoridades: do reggae ao samba, do frevo ao pop, passando pela salsa, e o melhor da música instrumental. Com investimentos de R$ 1,81 milhão, a festa terá mais de 80 atrações, entre as quais, o DJ americano Afrika Bambaataa, fundador do hip hop.

Segundo a diretora de Ações Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Ivanna Soutto, o Pelourinho vem se firmando como uma grande opção carnavalesca para toda a família. “A nossa preocupação é equilibrar a programação artística com a infraestrutura, sem que uma se sobreponha à outra, formando um conjunto harmônico e bem integrado”, afirmou.

Essa política foi reforçada neste Carnaval através da realização de um concurso, promovido pelo Ipac, para a decoração das ruas e praças do Centro Histórico. Aberto em dezembro, o edital indicou as áreas que seriam decoradas com o tema Afoxés.

Entre os locais contemplados estão os largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água, a Praça do Reggae, o Largo do Pelourinho, o Terreiro de Jesus e o Cruzeiro de São Francisco.

Composta por quatro membros, a comissão julgadora avaliou a plasticidade do projeto, a adequação entre o tema e o ajuste das peças aos espaços, assim como a viabilidade física e orçamentária de execução.

O valor de contrato para a realização da obra é de R$ 272 mil. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos complementa a decoração do Pelô reforçando a iluminação do local, onde serão fixados 80 luminárias e mais de 40 projetores.

Patrimônio imaterial da Bahia

O diretor do Ipac, Frederico Mendonça, disse que os afoxés estão sendo estudados pelo instituto para registro como patrimônio imaterial da Bahia.

Segundo o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, o Carnaval do Pelô é um espaço democrático da folia, “onde toda a família, acompanhada por suas crianças, curte uma festa tranquila e com a expressão da diversidade musical que o Pelô tem a oferecer”.

Este ano, 70% da grade de atrações resulta de seleção pública realizada por uma curadoria formada pelo presidente do Olodum, João Jorge, e pelos produtores musicais Tuca Morais e Luiz Henrique (Luizão).

Outra atração são as praças do Pelourinho, que serão temáticas. Enquanto na Quincas Berro d’Água o foco é o samba, a Tereza Batista é o espaço de atrações especiais, como Juliana Ribeiro, Lazzo, Magary Lord, Lui Muritiba, Aloysio Menezes, Lateral Elétrica e Afrika Bambaataa.

No Largo do Pelourinho e no Cruzeiro do São Francisco, o palco é dos afoxés. Além dos Filhos e Filhas de Gandhy, Afoxé Filhos de Korin Efan e Afoxé Pai Borokô, entre outros, animam a festa.

Já a Pedro Archanjo mescla artistas de axé e bailes de orquestra. A Praça do Reggae segue seu nome de batismo e traz artistas como Eddie Brown e Léo Bazico. A Praça das Artes sedia pela primeira vez toda a programação infantil do Carnaval da cidade, resultado de uma parceria entre o Pelourinho Cultural e a Saltur.

Além dessa pluralidade de ritmos, grupos culturais da comunidade enfeitam as ruas do Centro Antigo: Os Bonecões Cia Gente de Teatro da Bahia, Boiada Multicor, bandinhas e diversos grupos itinerantes. No Circuito Batatinha/Pelourinho, os blocos Com Todo Gás e Sal da Terra são algumas das atrações.