A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia, no dia 2 de março, as atividades referentes ao primeiro período letivo de 2009, recebendo alunos novos e veteranos dos seus 29 cursos de graduação. A instituição vai oferecer uma extensa programação organizada com o objetivo de integrar e acolher os calouros.

Junto com os colegiados e departamentos dos cursos, a Pró-Reitoria de Graduação, realiza, nos dias 4 e 5 de março, a “Calourada Acadêmica 2009.1”, com a temática "Troca Solidária".

A Uesc incentiva a participação dos alunos em campanhas de doação de sangue, de alimentos, brinquedos, roupas e livros. Em contrapartida, os calouros receberão uma lembrança da universidade como reconhecimento ao ato de doação.

Nesses dois dias, ocorrerão também atividades culturais, apresentações teatral e musical, mostra acadêmica sobre a estrutura e funcionamento da Uesc, além da exibição de vídeos da TV Uesc e de projetos como o Caminhão com Ciência, Projeto Jovem Bom de Vida, entre outros.

A Pró-Reitoria de Graduação alerta aos estudantes quanto à proibição da prática de "trotes" para recepcionar os calouros, conforme a Resolução Nº 05/2008, aprovada pelo Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008. O seu descumprimento acarretará penalidades previstas como advertência escrita, suspensão de 3 a 30 dias e até desligamento da instituição.

O evento da Calourada Acadêmica foi instituído em 2007 e, na ocasião, contou com o apoio da maioria dos estudantes. Os alimentos arrecadados foram doados a instituições assistenciais em Ilhéus e Itabuna. Outra ação sugerida aos estudantes é a doação de sangue para o hemocentro de Ilhéus.