Já está em funcionamento no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), onde estão sendo consolidados e processados os dados epidemiológicos e de morbimortalidade de pacientes atendidos pelo hospital. “As atividades a serem desenvolvidas pelo NHE tem como objetivo a realização de ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no ambiente hospitalar e outros agravos de interesse epidemiológico”, explicou a coordenadora do núcleo, Meirinha Alves Domingo.

Neste momento em que estão ocorrendo inúmeros casos de dengue em Jequié, o NHE está atuando no processamento de dados diários em relação ao número de casos que dão entrada no hospital, elaborando estudos dos casos suspeitos de dengue grave e clássica com complicações e a eficácia do tratamento, taxa de letalidade da doença, dentre outros indicadores. Também está participando de um projeto de pesquisa junto com a Ufba/ISC e Sesab, sobre a dengue com caso-controle.

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, o NHE vai produzir informações epidemiológicas para subsidiar a diretoria na tomada de decisões sobre a organização dos serviços, bem como apontar a necessidade de implantação de serviços inexistentes e que tenham demanda reprimida. O hospital também é fonte de informação para outros problemas de saúde, possibilitando acompanhar o perfil de morbimortalidade da população atendida, apoiando o planejamento do sistema de saúde, com ênfase na gestão do serviço de saúde hospitalar.

"O nosso interesse é promover um trabalho integrado com o laboratório do hospital e com outros laboratórios de referência, bem como serviços de anatomia patológica, farmácia, serviço de arquivo médico, comissão de revisão de prontuário, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Tecnovigilância, Farmacovigilância e Hemovigilância", afirmou Meirinha Alves.

Entre as ações do NHE está a alimentação do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), além de consolidar, analisar e divulgar as informações referentes às DNC, no ambiente hospitalar, subsidiando o planejamento e a avaliação das ações para os gestores do hospital. Também vai participar das atividades de investigação de surtos e de interrupção da cadeia de transmissão das DNC detectadas no âmbito hospitalar.

"É papel do NHE a realização de estudos epidemiológicos, divulgação periódica de relatórios das doenças notificadas no hospital e realização sistemática de reuniões com as equipes médicas e de outros profissionais além de promover capacitações e possibilitar campo de estágio para estudantes", conclui a responsável pelo núcleo.