Publicada às 13:55
Atualizada às 14:20

Nos três primeiros dias do Carnaval foram registradas 603 ocorrências policiais. Esse número mostra uma redução significativa em comparação com o mesmo período no ano passado, quando foram registradas 682 ocorrências. Os dados são do balanço da Secretaria de Segurança Pública, desde a quinta-feira (19) até a madrugada deste sábado (21), nos circuitos da folia.

O número de furtos caiu de 423 casos em 2008 para 404 este ano. Já os casos de lesão corporal foram reduzidos de 119 para 84, mas o destaque foi o número de roubos, que caiu de 74 para 34. Duas tentativas de homicídio foram registradas na Barra.

Segundo a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Emília Blanco, essa redução se deve ao policiamento ostensivo que está sendo realizado pelas polícias civil e militar. “Os dois primeiros dias são sempre mais tranqüilos, mas este ano o sábado também registrou uma queda nos número todos os tipos de ocorrência”, afirmou. Ela garantiu que os números apresentados mostram que a tranqüilidade vai se estender até o fim do carnaval.

Entre as ocorrências, também foram registrados 36 flagrantes de atos infracionais cometidos por adolescentes, nove deles foram autuados. Foram realizadas, ainda, 52 apreensões de drogas e 90 termos circunstanciados foram lavrados.

No Carnaval dos bairros foram contabilizadas sete ocorrências, entre elas, dois furtos e um roubo em Itapuã, um caso de lesão corporal e duas prisões por uso de drogas em Periperi e um flagrante por porte ilegal de arma em Cajazeiras.

Segundo o governador Jaques Wagner, a média de redução do número de ocorrências dos três primeiros dias de carnaval foi de 9,5%, em comparação ao mesmo período em 2008. “Eu considero que esses números, são o resultado da atitude espontânea e voluntária dos artistas baianos, na promoção da paz junto aos foliões”, declarou Wagner.