No primeiro dia de realização do teste rápido de HIV/AIDS, que está sendo realizado no posto do Pelourinho, 100 pessoas se submeteram ao exame e três resultados foram positivos. A ação é do programa Fique Sabendo, do Ministério da Saúde e está sendo realizado pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde. O posto funciona durante todos os dias da folia das 9 às 17 horas. A procura pelo serviço está sendo grande e a maioria é jovem com idade entre 20 e 40 anos.

O teste é confiável e o resultado sai em apenas 15 minutos. Para cada folião que procura o serviço é oferecido um atendimento individualizado e o resultado é entregue em sigilo. A coordenadora estadual de DST/AIS, Maricélia Macedo, explica como o teste é feito. “O teste é um exame simples. A metodologia usada é um furo na ponta do dedo, com uma gota de sangue fazemos a análise, colocando um reagente que vai diagnosticar se a pessoa tem o vírus ou não”, disse.

Encaminhamento

Os foliões soropositivos são orientados a procurar o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – Cedap – (antigo Creaids) ou o Serviço Municipal de Atendimento Especializado (Semae), para os demais que não possuem o vírus, a orientação é continuar esperto e praticando o sexo seguro. Com camisinha!

Na Bahia, de 1982 a 2008 foram notificados 9.905 casos, sendo 6.573 homens e 3.332 mulheres e 345 casos em crianças. Dados preliminares indicam que somente no ano passado foram diagnosticados 479 novos casos.

Outras Ações

Além do apoio ao programa ministerial, Fique Sabendo, a Sesab intensificou uma série de ações educativas e de prevenção à doença, durante o Verão e o período do Carnaval, a exemplo da campanha “A Aids está onde você nem imagina. Fique esperto. Use camisinha!”, com ampla divulgação na mídia, da distribuição de material educativo e preservativos nos circuitos da festa e da parceria com a Fiocruz na viabilização do Bloco da Camisinha.