Desde a última sexta-feira (20), a 12ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Itamaraju, vem fazendo um trabalho intensivo nos municípios de Alcoçaba, Prado, Caravelas, Itamaraju e Nova Viçosa, onde o fluxo de foliões é elevado. Em especial na região litorânea e em todo circuito do Carnaval.

“Estamos proporcionando aos foliões do interior do Estado um Carnaval tranqüilo e cheio de paz. Por isso, a maior parte do nosso efetivo está atuando nas blitze de alcoolemia e nas ações educativas, conscientizando os cidadãos da importância de se ter um trânsito mais seguro”, afirma o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Adriano Romariz.

A Campanha conta com o apoio de prepostos da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual que vem desenvolvendo uma fiscalização bastante ostensiva no local. Para a coordenadora da Ciretran, Marília de Almeida, a receptividade têm sido surpreendente por parte dos turistas e da própria comunidade que sugerem a transformação da “Campanha Sou baiano Vivo, quando Bebo não dirijo” em projeto de fiscalização anual.

Para Romariz, o resultado do trabalho efetivo do Detran-BA em todo o Estado não poderia ser outro. “O nosso objetivo é alertar os motoristas de que não vamos tolerar atitudes infracionais. Por isso, montamos em locais estratégicos da folia, barreiras móveis para garantir a tranqüilidade de todos. E para evitar multas e constrangimentos basta que os condutores contribuam para a paz no trânsito”, alertou.

Em paralelo, os comandos educativos também vão atuar em pontos estratégicos, até o final da folia, com distribuição de materiais didáticos como panfletos contendo informações importantes sobre o comportamento necessário para os condutores de automóveis e motocicletas, e também, para pedestres. A intenção é conscientizar os foliões de que se deve brincar com responsabilidade e atenção para que as suas vidas e de outras pessoas não sejam postas em risco.

A operação do carnaval que vai prosseguir até esta terça-feira (24) também está acontecendo em Ilhéus e Porto Seguro.