Publicada às 13:55
Atualizada às 18:10

Com um dos piores índices de analfabetismo da Bahia (50,4% da população, segundo o IBGE) e a maioria dos professores sem formação superior, o município de Pedro Alexandre, a 428 quilômetros de Salvador, será um dos beneficiados pelo Programa de Formação Inicial de Professores do Governo do Estado, lançado nesta terça-feira (4), no Centro de Convenções da Bahia, pelo governador Jaques Wagner.

Por meio da parceria do Governo do Estado com as universidades federais e estaduais na Bahia, Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) serão ministradas aulas nas modalidades presencial e a distância.

No total, 49.690 vagas serão disponibilizadas, até 2011, para professores do ensino fundamental das redes estadual e municipal que não possuem ensino superior. O primeiro objetivo do programa é cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que exige nível de licenciatura a todos os professores. Outra finalidade é elevar os resultados positivos da educação básica na Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A novidade entusiasmou o diretor do Colégio Estadual Ruy Barcelar, João Milton Brito, que acredita nos avanços educacionais na cidade. “Lá (Pedro Alexandre), não tem um pólo de formação. Por isso, os professores que queriam ter curso superior precisavam ir para outra cidade e pagar do próprio bolso. Mas, a maioria não tinha dinheiro para se qualificar. Essa falta de formação do educador reflete diretamente no aprendizado do aluno”, contou João Milton.

“Estamos nos esforçando para qualificar os professores, a fim de oferecer aos alunos da rede pública um ensino de qualidade. Essa é uma parceria do governo com os 417 municípios a fim de melhorar os índices educacionais do Estado , por meio da valorização do educador”, enfatiza o governador.

Adesão dos municípios

Segundo o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, o termo de adesão para Formação Inicial de Professores terá prazo de cinco anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. A transferência dos recursos será efetuada diretamente ao município, sendo que os valores para os repasses dependerá da extensão do município.

Os municípios que vão aderir ao Programa de Formação arcarão apenas com a logística, ou seja, alimentação, hospedagem e transporte dos profissionais de educação em curso. As demais despesas serão arcadas pela Secretaria de Educação (SEC).

Para o prefeito de Maragojipe, Sílvio Ataliba, um dos municípios a aderir a Formação de Professores, a ação é importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Segundo ele, através dos incentivos do Governo do Estado dos 405 professores da rede municipal, 296 concluíram o ensino superior. O objetivo agora é dar formação a todos. “Queremos que o quadro de educadores tenha o nível de licenciatura, porque quanto mais capacitarmos os docentes melhor será para os alunos e para a cidade”, afirmou Ataliba.

Além do termo de adesão para a Formação Inicial de Professores, a Secretaria Estadual de Educação assinou com os municípios os termos de adesão que tratam do transporte escolar, que atenderá cerca de 130 mil estudantes do ensino médio da zona rural, e do programa Todos pela Alfabetização (Topa), o qual formou 171 mil alunos a partir dos 15 anos de idade.